A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) anunciou nesta quarta-feira, 16 de julho, a decisão do seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) de aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. A proposta de adesão recebeu 18 votos favoráveis e duas abstenções e a medida já é válida para o primeiro semestre de 2015.
Segundo o diretor da Comissão Permanente do Vestibular da UERN (Comperve), professor Egberto Mesquita, a UERN poderá manter a sistemática do seu Processo Seletivo Vocacionado (PSV), ao definir peso diferenciado nas provas. A política de cotas sociais para portadores de necessidades especiais também foi mantida. O edital com o quantitativo de vagas e as normas para ingresso na instituição deverá ser publicado em 15 de setembro.
Em maio deste ano, a Universidade publicou uma nota orientando os estudantes interessados em participar do PSV a se inscreverem no Enem 2014. Visitas aos campi avançados e eventos foram realizados para discutir a mudança no sistema de acesso aos cursos superiores com reitores de outras universidades e com a comunidade acadêmica. O Enem já era utilizado pela UERN, contudo, de forma parcial, conforme a opção do vestibulando.
O Exame será aplicado nos dias 08 e 09 de novembro, a partir das 13h, em 1.669 municípios. Na ocasião, 8.721.946 candidatos serão condicionados à quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões objetivas, mais Redação. O número é 21,6% maior do que o registrado no ano passado, quando 7.173.574 candidatos se inscreveram. Mais informações sobre o Enem podem ser obtidas no Edital ou pelo telefone 0800-616161.