A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) deu início nesta quarta-feira, 30 de setembro, ao segundo para para solicitação de pedidos de isenção de taxa de inscrição do Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021.
Podem fazer o pedido estudantes do último ano do ensino médio ou que já tenham concluído os estudos e que tenham a renda familiar de até R$ 1.567,50. O requerimento e a documentação exigida deverão ser enviados para a UERJ via Correios, na modalidade carta registrada, para o seguinte endereço abaixo:
Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DSEA/UERJ
Rua São Francisco Xavier, nº 524, 1º andar, bloco F, sala 1141
Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
CEP 20550-013
Os estudates de cursinhos populares/comunitários também podem fazer a solicitação a isenção. Eles precisam preencher o requerimento no site da UERJ e o responsável pelo pré-vestibular deverá entregar o comprovante de solicitação com a documentação na universidade. Há a possibilidade de enviar o material por Correios, por carta registrada.
Resultado
O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será divulgado em 29 de outubro. Os beneficiados terão que realizar a inscrição no Exame de Qualificação (EQ) de 29 de outubro a 18 de novembro.
Devido as mudanças realizadas no formato da seletiva por conta da pandemia do novo coronavírus, a Universidade abumriu esse novo prazo para pedidos de isenção no período de 30 de setembro a 02 de outubro. Aqueles que foram beneficiados com a isenção agora não precisa fazer o pedido novamente.
Alterações no Vestibular
As inscrições para o Exame de Qualificação serão abertas de 29 de outubro a 18 de novembro. A UERJ reduziu de dois para um o número de Exames de Qualificação por conta das mudanças no calendário ocorridas pela pandemia.
As provas do E.Q. da UERJ serão aplicadas no dia 28 de fevereiro e aqueles que forem classificados deverão se inscrever no Exame Discursivo (E.D.) no período de 17 de março a 25 de abril.
Também será reduzido o conteúdo cobrado na seletiva para que os candidatos não tenham prejuízos. O Exame de Qualificação será aplicado com questões objetivas, como de constume, e o Exame Discursivo será formado por redação e duas provas discursivas específicas aos cursos.
Contudo, mesmo com a redução do conteúdo, a cobrança de obras literárias permanece no Vestibular 2021. Confira:
- Exame de Qualificação: Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
- Exame Discursivo - Redação: 1984, de George Orwell
- Exame Discursivo - Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa: Sonetos, de Luís de Camões
Outros detalhes podem ser vistos no site da UERJ.