O Ministério da Educação (MEC) soltou no final da manhã desta sexta-feira, 1º de julho, uma nota oficial informando que, a partir de agora, os pré-selecionados no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) 2016/2 somente poderão concluir a inscrição a partir do dia 15 de julho. Anteriormente, o prazo começaria hoje. O MEC divulgou ainda que o prazo de conclusão será até o dia 20 de julho.
Tire suas dúvidas sobre o Fies
De acordo com o órgão, a decisão pelo novo período de conclusão “foi motivada por ajustes necessários na fórmula de cálculo para adaptação do sistema à mudança de faixa renda, de 2,5 para três salários mínimos”.
A relação da lista de espera foi divulgada junto com o resultado, ou seja, o processo é feito em chamada única tanto para resultado quanto para a lista. Os candidatos da lista serão convocados até o dia 10 de agosto e cabe a eles verificarem se forem pré-selecionados.
Provavelmente, as convocações começarão no dia 20 de julho, logo depois do prazo de conclusão da inscrição dos pré-selecionados na chamada regular. Eles também terão cinco dias para concluir a inscrição.
Lembrando que, os estudantes que constarem em lista de espera, após a divulgação do resultado da chamada única, havendo vaga não ocupada, é de exclusiva responsabilidade deles acompanhar sua eventual pré-seleção na página do FiesSeleção, na internet.
Fies 2016/2
As inscrições foram recebidas entre os dias 24 e 29 deste mês. Segundo o MEC, foram recebidas 294 mil inscrições. A oferta foi de 75 mil financiamentos. O resultado foi liberado na noite de ontem, 30 de junho. Confira mais detalhes.