As Escolas de Tecnologia do Estado de São Paulo (Etecs) soltaram na tarde desta segunda-feira (4) os cadernos de provas e gabaritos oficiais do Vestibulinho 2022/2. Confira:
Provas e Gabaritos do Vestibulinho 2022/2 das Etecs
De acordo com o Centro de Paulo Souza (CPS), responsável por organizar a seletiva, os candidatos ao curso de especialização técnica em Gestão de Projetos (EaD) devem desconsiderar a questão 14 já que esta foi anulada.
As provas foram aplicadas no último dia 3.
O Vestibulinho
Após um prazo de provas suspensas, devido a pandemia de Covid-19, com a avaliação dos candidatos via histórico escolar, elas voltam a acontecer da forma tradicional.
O formato da avaliação foi específica para a forma de ingresso. Confira:
- Candidatos ao 1º módulo de cursos de ensino técnico: prova com 50 questões objetivas;
- Candidatos ao 2º módulo de cursos de ensino técnico (vagas remanescentes) e formações de especializações técnicas: prova com 30 questões objetivas.
Os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro terão provas de aptidão. Para estes, as Etecs divulgarão a classificação geral em 11 de julho, a partir das 15h, mesmo dia em que sairá a convocação para as provas de aptidão.
Leia também: como funciona o vestibulinho das Etecs
Concorrência
As Etecs já disponibilizaram a busca pela concorência de cada curso desta edição do Vestibulinho.
Os candidatos poderão acessar esta página para saber informações de demandas de cada formação.
Os cursos mais concorridos desta seleção são:
- Enfermagem - Carlos de Campos - Matutnino: 13,10 candidatos por vaga
- Enfermagem - Carolina Carinhato Sampaio - Noturno: 11,30 candidatos por vaga
- Enfermagem - Mauá - Matutino: 8,93 candidatos por vaga
Resultados
A classificação geral dos demais cursos, o resultado das provas de aptidão e a primeira chamada para todos (convocação para matrícula) serão etapas previstas para 18 de julho, às 15h.
O Sistema de Pontuação Acrescida concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado, integralmente, da quinta a oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, já que a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.
As matrículas digitais da primeira chamada serão recebidas de 19 a 21 de julho.
Vagas
Estão sendo oferecidas pelas Etecs mais de 43 mil oportunidades. Elas são gratuitas e estão distribuídas entre cursos presenciais, semipresenciais e a distância (EaD), por todo o estado de São Paulo.
As Etecs receberam inscrições para as seguintes modalidades:
- Ensino Técnico no 1º módulo ou 2º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line);
- Cursos de especializações técnicas em nível médio.
Outros detalhes estão disponíveis no site das Etecs e no Manual do Candidato.