O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) deu início ontem, 1º de setembro, as inscrições do seu Processo Seletivo (PROSEL) 2016, que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 como forma de seleção para cursos superiores de graduação. Os interessados em participar têm até o dia 22 de outubro para se inscreverem. Não há taxa de inscrição.
Aqueles inscritos que tiverem obtido zero em uma ou mais provas objetivas do Enem bem como nota inferior a 200 pontos na redação estarão eliminados do PROSEL. A classificação será realizada pela soma das provas objetivas, que terá peso 6 enquanto a redação peso 4.
Oportunidades
A oferta é de 1.092 oportunidades, ou seja, 60% das vagas do Instituto para 2016. Elas estão distribuídas entre os campi de Salvador, Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Irecê, Jacobina, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. As demais vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que também utilizará o desempenho do Exame deste ano.
As vagas deste Vestibular estão divididas em 45% para ampla concorrência, 5% para deficientes e 50% para estudantes oriundos de escolas públicas do Ensino Médio tradicional ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), pretos, pardos ou indígenas. Deste último montante, metade delas destinam-se para aqueles com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, obedecendo a Lei de Cotas.
Aprovados
O resultado do certame ainda não foi definido, já que depende da divulgação das notas do Enem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Outros detalhes podem ser obtidos por meio do Manual do Candidato e Edital do PROSEL 2016.