O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está com inscrições abertas para o preenchimento de 400 vagas no curso superior de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa no formato à distância (EaD) para o preenchimento nos dois semestres de 2014. Os interessados podem se inscrever até o dia 06 de março e a taxa de inscrição custa R$ 30.
Pedidos de isenção de taxa serão recebidos até hoje daqueles candidatos que se enquadram nos critérios de renda social vulnerável, conforme estabelece a legislação federal. O curso será oferecido nos campi do Instituto situados em Campina Grande, João Pessoa, Picuí e Sousa.
No ato da inscrição, o candidato precisa ficar atento ao escolher em qual modalidade deseja concorrer, se pela sistema de ampla concorrência ou se pelo Sistema de Cotas. Metade das vagas oferecidas é reservada a quem estudou em escola pública, tendo nessa cota reservas para quem tem renda familiar mensal inferior a 1,5 salário mínimo e para quem pertence aos grupos de preto, pardo e indígena. Nos outros 50% há reserva para professores da rede pública e para pessoas com deficiência. Em Sousa, há reserva de vagas para quem é oriundo de assentamento da reforma agrária.
Os inscritos podem optar ainda por duas formas de seleção. A primeira se dá por meio de forma tradicional, e a outra através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 ou 2013. Aqueles que optarem por esta última deverão entregar as notas nos polos de estudo, conforme as orientações contidas no edital do certame.
Já as provas no formato tradicional serão aplicadas no dia 16 de março, das 08h às 12h, nas quatro cidades onde o curso será ministrado. Elas serão formadas por 45 questões de múltipla escolha, abrangendo a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), além de Redação. Os locais de prova estarão disponíveis a partir do dia 13.
A classificação dos candidatos que optaram pela nota do Enem será a média aritmética da nota de desempenho das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e da Redação. Quem zerou qualquer prova não pode concorrer. O resultado final da seleção está previsto para 10 de abril. A matrícula acontecem nos dias 14 a 16 seguintes. Mais informações podem ser obtidas através do Edital.