O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está com inscrições abertas até o próximo dia 22 de agosto, para o seu Processo Seletivo Simplificado para o ingresso no 2º semestre de 2016, no curso superior de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e ofertado na modalidade de ensino a distância (EaD), nos polos de João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Sousa. A taxa é de R$ 20.
Para participar, é necessário ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os anos de 2013 a 2015, já que a seleção será realizada avaliando o desempenho dos candidatos nos testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Redação. Aqueles que tiverem zerado qualquer uma das provas já está desclassificado.
A exceção do Enem se dá somente aos candidatos concorrentes às vagas para professores da rede pública. Neste caso, eles deverão apresentar os comprovantes exigidos e listados no item 2.1.3.1 do Edital.
Isenção
Serão aceitas solicitações de isenção de taxa até hoje, dia 12, de candidatos que comprovem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e que tenham renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda familiar per capita de até meio salário mínimo mensal.
Para realizar o pedido de isenção, o candidato deverá fazer sua inscrição e assinalar a opção “Sim” no campo referente à isenção da taxa de inscrição, inserir o Número de Identificação Social (NIS) no campo indicado no formulário e imprimir o boleto gerado pelo sistema, guardando-o como comprovante de inscrição. Os beneficiados serão conhecidos no dia 18 de agosto e já estarão automaticamente inscritos no certame.
Oportunidades
As vagas oferecidas estão distribuídas de forma igualidade para os polos de Campina Grande (50), Sousa (50), João Pessoa (50) e Picuí (50). Além das oportunidades para ampla concorrência (16), há também aquelas oferecidas para professores da rede pública (67), pessoas com deficiência (12), assentados da reforma agrária (05) e egressos de escolas públicas (100).
O resultado preliminar será liberado no dia 12 de setembro, com prazo para recursos até o dia 13 seguinte. O resultado final está previsto de ser publicado no dia 16 do mesmo mês e os selecionados deverão realizar registro acadêmico entre os dias 20 e 22. As aulas terão início em 08 de outubro. Outros detalhes estão disponíveis no Edital do certame.