O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) deu início as inscrições do Vestibular 2021/1. Aqueles que queiram participar podem seinscrever até o dia 21 de fevereiro. Não há cobrança de taxa.
Não haverá provas devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), como já havia sido adiantado pelo IFPE. No ato da inscrição será possível escolher entre análise do histórico escolar e aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para o Enem é preciso ter obtido nota acima de zero nas edições entre 2015 a 2019. Já para aqueles que queiram utilizar o Histórico Escolar, será verificada a pontuação dos 1º e 2º anos do ensino médio de Língua Portuguesa ou Português, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia; ou notas das áreas de conhecimento do Encceja (para quem obteve a certificação pelo exame).
Habilidades Específicas
Passarão pela Avaliação Específica em Música (AEM) os candidatos ao curso de Música, como parte da seleção. A Performance Instrumental/Vocal (PIV) será formada por uma gravação.
As gravações podem ser enviadas por meio do site do Vestibular nos dias 22 e 23 de fevereiro. O resultado será disponibilizado em 08 de março.
Aprovados
O resultado final do Vestibular é esperado para 15 de março, a partir das 12h Os selecionados deverão se matricular no dia 17 do mesmo mês, de acordo com o cronograma específico que ainda será disponibilizado.
Oportunidades
Estão sendo oferecidas 1.029 vagas em cursos superiores. Desse total, 60% destinam-se para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, com percentual para baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
As oportunidades são para os campi Recife, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Vitória de Santo Antão, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Ipojuca, Garanhuns, Caruaru, Santo Agostinho e Belo Jardim.
Outros detalhes podem ser obtidos neste Edital ou no site do IFPE.