O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) soltou na sexta-feira, 08de julho, o resultado do seu Vestibular 2022/2. Confira:
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas de acordo com o cronograma de cada campus ou polo de Educação a Distância. As datas da matrícula, das reclassificações e do início das aulas depende do calendário acadêmico de cada unidade.
Esses cronogramas e todas as informações sobre documentação estão disponíveis neste Edital de Matrícula.
Também foi disponibilizada a relação dos candidatos classificados e a convocação para heteroidentificação e aferição da condição de indígena.
Seleção
O processo seletivo preencheu vagas em cursos superiores e técnicos, presenciais e a distância (EaD).
Todas as etapas da seleção foram realizadas pela internet, por meio da análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso escolhido.
Para os candidatos que se inscreveram nos cursos técnicos nas modalidades integrado, Proeja e subsequente, a seleção foi por meio da análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português e em Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente.
Inscritos nos cursos subsequentes puderam optar por utilizar a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem. Já os candidatos às vagas nos cursos superiores tiveram que utilizar a nota geral do Enem de uma das cinco últimas edições do exame de 2017 a 2021.
Quem optou por utilizar o histórico escolar, certificado de conclusão ou documento equivalente precisou anexar a cópia digital da frente e do verso. O
Os candidatos também precisaram que inserir manualmente as médias de Língua Portuguesa ou Português e Matemática, de acordo com a forma como cursou ou obteve a conclusão do ensino fundamental.
O candidato que optou por utilizar a nota do Enem para cursos subsequentes ou superiores precisou anexar o Resultado do Enem (Boletim individual).
Quem se inscreveu para os cursos subsequentes utilizando a nota do Enem precisou ainda inserir manualmente a nota obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a em Matemática e suas Tecnologias, e quem optar por curso superior deverá inserir as notas das 5 áreas de conhecimento descritas em edital.
Vagas
Foram ofertadas 3.261 vagas em cursos técnicos e superiores, presenciais e a distância, em 16 campi e em 8 polos de Educação a Distância (EaD).
Desse total, 2065 foram para cursos técnicos na modalidade Subsequente; 352 para cursos técnicos na modalidade Integrada ao Ensino Médio; 35 na modalidade Proeja – Qualificação Profissional, e 809 para cursos superiores, sendo 449 destas ofertadas no modo presencial e outras 360 na modalidade (EaD).
O Instituto reservou 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro deste percentual houve ainda cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também houve reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.
Outros detalhes podem ser obtidos neste edital.