O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) está com inscrições abertas até o dia 27 de agosto, para o seu Vestibular 2019 para o ingresso em cursos superior de tecnologia, licenciatura e de bacharelado. Os cadastros podem ser feitos via internet e a taxa de inscrição custa R$ 50.
Inscreva-se no Vestibular 2019 do IFPR
Podem solicitar isenção de taxa aqueles participantes que sejam inscritos no CadÚnico e os que cursaram o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral da rede privada, que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.
É necessário preencher o formulário de inscrição e a Declaração de Renda Bruta Familiar, e entregar as cópias autenticadas dos documentos comprobatórios exigidos até o dia 10 de agosto, no respectivo campus. Os contemplados serão conhecidos no dia 21 seguinte.
Cronograma
As provas estão agendadas de serem realizadas no dia 14 de outubro, das 14h às 18h. As mesmas serão formadas por 50 questões objetivas referente a conhecimentos gerais, além de uma redação. O acesso aos locais de prova será liberado a partir do dia 08 do mesmo mês.
Os gabaritos preliminares serão publicados no dia 15 de outubro, com prazo de dois dias para recursos. A versão definitiva deve ser liberada no dia 26 seguinte.
Aprovados
Os aprovados serão conhecidos no dia 12 de novembro e deverão realizar registro acadêmico entre os dias 26 e 30. A previsão é que mais cinco chamadas complementares sejam liberadas nos dias 06 e 17 de novembro e 14, 18 e 22 de janeiro de 2019.
Estão sendo oferecidas 2.403 oportunidades, as quais estão distribuídas entre os cursos ofertados nos campi de Assis Chateubriand, Capanema, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguaraíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.
Do total de vagas ofertadas, 20% são para ampla concorrência. Há a reserva de vagas para estudantes da rede pública, autodeclarados pretos ou pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Outros detalhes podem ser visualizados por meio do Edital.