O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) deu início nesta segunda-feira, 22 de março, as inscrições do seu Vestibular 2021. Os interessados podem se inscrever até o dia 04 de abril e não há taxa de inscrição.
Os inscritos serão selecionados via notas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitas edições entre os anos de 2010 a 2020.
O resultado final será disponibilizado no dia 19 de abril, mesma data em que as orientações de matrículas serão divulgadas. A primeira matrícula será publicada no dia 20 seguinte.
Outras duas convocações estão previstas para os dias 14 e 28 de maio. A chamada pública sairá no dia 11 de junho.
Oportunidades
Estão sendo ofertadas pelo IFRS 959 vagas em cursos superiores. Desse total, 80% são para estudantes que realizaram todo o ensino médio em escolas públicas, havendo ainda percentual para pretos, pardos e indígenas.
As vagas destinam-se para os campi Porto Alegre, Bento Gonçalves, Farroupilha, Viamão, Veranópolis, Vacaria, Sertão, Rolante, Rio Grande, Restinga, Osório, Ibirubá, Feliz, Erechim, Caxias do Sul e Canoas.
Cursos Técnicos
Também estão sendo recebidas as inscrições para os cursos técnicos do IFRS. Elas ficarão abertas até 04 de abril, de forma gratuita.
As formas de seleção mudam conforme a modalidade do curso, sendo que para Cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, será realizada por meio de sorteio público. Já para Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, metade dos estudantes será pelo Enem e metade por sorteio.
Vale lembrar que os candidatos poderão concorrer apenas por uma forma ou pelas duas.
Outros detalhes podem ser obtidos neste Edital ou no site do IFRS.