O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começa a receber nesta segunda-feira, 4 de abril, os pedidos de isenção de taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como as justificativas de ausência no Enem 2021.
Os interessados têm até 15 de abril para realizar as solicitações na página do participante. Os candidatos precisam informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento para pedir a isenção ou justificar a ausência.
Isenção
A solicitação de isenção pode ser feita por:
- Estudantes que estejam no último ano do ensino médio em 2022 de escolas da rede pública de ensino
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, que tenham renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$1.818)
- Candidatos que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esse caso, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Justificativa
A justificativa de ausência no Enem 2021 é feita por candidatos que tiveram a gratuitade concedida para o exame do último ano e que não compareceram aos dois dias da prova, mas que desejam solicitar a isenção para a edição deste ano. É necessário encaminhar documentação que comprove a ausência. As especificações sobre os documentos aceitos estão disponíveis no edital.
Resultado
O resultado da justificativa de ausência e do pedido de isenção pode ser consultado na página do participante no dia 22 de abril. O prazo para interpor recursos contra a reprovação das solicitações será entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos deve ser publicado dia 6 de maio.
Enem 2022
A confirmação do pedido de justificativa e isenção no Enem não garante a inscrição no exame. O Inep deve divulgar em edital específico o prazo para a inscrição da edição 2022. As provas deste ano serão realizadas dias 13 e 20 de novembro. A realização do exame feito por pessoas privadas por liberdade (Enem PPL) será nos dias 13 e 14 de dezembro.
Leia também - MEC apresenta novo Enem: veja o que muda
Para mais informações no edital de isenção.