Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020

O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Publicado por Érica Caetano
07/04/2020 07h20 , atualizado em 07/04/2020 09h39

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no início da noite de ontem, 06 de março, o número de pedidos de isenção de taxa referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 recebidos no primeiro dia de cadastros.

De acordo com o órgão, até as 18h já haviam sido registradas 324.661solicitações. O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Faça aqui sua solicitação!

Saiba mais sobre a isenção de taxa do Enem!

No mesmo período estão sendo recebidas as justificativas de ausência dos participantes inscritos que faltaram ao Exame em 2019 e que desejam uma nova isenção este ano.

Faça aqui a sua justificativa!

Veja mais sobre a justificativa de falta!

Problemas no cadastro

O sistema de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 apresentou erro durante o processo de cadastro logo no início das inscrições abertas, já que não reconhecia o CPF e a data de nascimento do candidato, alegando a divergência de dados.

Muitos estudantes ficaram revoltados, já que a justificativa do Inep foi solicitar que aqueles que tivessem a dificuldade, deveriam entrar em contato com o Instituto por meio de telefone fixo, já que ligações de aparelhos celulares não seriam completadas. Mesmo assim, nossa equipe tentou entrar em contato de um telefone fixo pelo 0800 informado e ficamos 20 minutos na linha sem sucesso.

Na manhã desta terça-feira, 07 de março, o sistema estava funcionando com normalidade.

Cronograma isenção

A isenção pode ser solicitada nos participantes que estejam em uma das seguintes situações:

--> Estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
Ao informar que você está matriculado no último ano do ensino médio de uma escola pública, o sistema concede isenção automática. Vale lembrar que não é possível mudar os dados de escolaridade e socioeconômicos após feito o preenchimento no período de solicitação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

--> Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013;
Essa categoria destina-se ao candidato que cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa.

--> Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão disponibilizados em 24 de abril.

Mesmo que a solicitação seja aprovada, é necessário efetuar a inscrição no período definido nos editais do Enem 2020. Todos os interessados em realizar esta edição do exame deverão fazer a inscrição entre os dias 11 e 22 de maio, na Página do Participante.

As provas do Enem serão aplicadas em 1º e 08 de novembro. Já a versão digital do Exame (Enem Digital), que será aplicada pela primeira vez, ocorrerá antes, no mês de outubro, nos dias 11 e 18.

O resultado do Enem 2020 está previsto para janeiro de 2021. Mais informações estão disponíveis no Edital do Enem 2020 e nesta página do Enem do Super Vestibular.

 

 

Veja também

IFRO prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020/2
Interessados em concorrer a mais de 2,1 mil vagas gratuitas precisam ter feito Enem entre 2009 e 2019

Confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina da Unifacs (BA)
Selecionados para as 70 vagas devem fazer registro acadêmico até a próxima sexta-feira, 5 de junho

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças
Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São Paulo: Unisa está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 58 vagas devem fazer provas no dia 12 de julho. Resultado está previsto para sair no final desse mês.

Coronavírus: Vestibular da UEM será aplicado em 2021 por conta da pandemia
O Vestibular de Inverno 2020 está suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Provas devem acontecer em fevereiro de 2021.

IFSuldeMinas inscreve para Vestibular 2020/2 via Enem
A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.

Enem 2020: Inep estende prazo para pagamento da taxa de inscrição
O Instituto anunciou também que aqueles participantes que não fizeram o pagamento da taxa deverão acessar a Página do Participante a partir desta quarta e emitir novo boleto, já que os emitidos anteriormente perderam a validade. 

PUCPR recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
A PUCPR não aplicará provas para o Vestibular 2020/2 devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As opções de ingresso na instituição mudam de acordo com o curso escolhido.

Enem 2020: pedidos para tratamento por nome social podem ser feitos
Pessoas que querem ser reconhecidas socialmente pela sua identidade de gênero podem fazer solicitação até próxima sexta-feira (29)

Cederj solta resultado do Vestibular 2020/2 via Enem
Os selecionados deverão realizar matrículas no próximo mês, nos dias 20 e 21 de julho, das 13h às 20h, nos polos do Cederj.

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.