A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou hoje, 28 de dezembro, por meio desta nota publicada em seu site, que somente ofertará vagas na primeira edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No total, serão 6.279 oportunidades.
Conforme a instituição, poderão participar da seleção, que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos com interesse em ingressar no primeiro e no segundo semestre. Com isso, todos os convocados deverão fazer o registro acadêmico ainda no início do ano, em datas que serão divulgadas posteriormente.
Para o reitor da universidade, Jaime Ramírez, essa política institucional visa ocupar o maior número possível de postos, a fim de diminuir a quantidade de vagas remanescentes. Ainda segundo ele, essas medidas objetivam que os recursos da instituição sejam mais bem aproveitados.
Cotas
Outra novidade da UFMG para 2016 refere-se à oferta de, no mínimo, metade das vagas dos cursos de graduação para os candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Isso significa que 3.142 vagas serão reservadas aos que se enquadram nessa modalidade.
Em 2014 e 2015, a instituição ofereceu oportunidades nas duas edições do SiSU, contudo, segundo o pró-reitor de graduação, Ricardo Takahashi, o sistema de duas chamadas mostrou-se pior para ocupação das vagas, devido ao aumento do número de desistências e da procura por mudança de curso. Veja mais detalhes