As inscrições para o SiSU 2024 começaram hoje (22). Os estudantes poderão se inscrever até a próxima quinta-feira, 25 de janeiro. O programa não cobra taxa de inscrição.
Somente podem se inscrever no SiSU 2024 os estudantes que fizeram o Enem 2023, uma vez que eles serão selecionados pelas notas do exame educacional.
A inscrição no SiSU é feita de forma gratuita e totalmente on-line. Os estudantes devem entrar no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com os dados de acesso da conta gov.br.
No momento do cadastro, os candidatos devem informar os dados e duas opções de cursos de graduação, incluindo universidade, turno e modalidade de concorrência.
Passo a passo para fazer inscrição no SiSU 2024
1) Entre na sua conta no portal gov.br, por meio do CPF e senha que criou ao fazer a inscrição no Enem.
2) Vá o site do SiSU. Na tela “minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “escolher este curso” para continuar.
4) Selecione a modalidade de concorrência. Nesta fase, o candidato deverá indicar se ele irá participar do SiSU pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. No caso das universidades e institutos federais, os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupos, conforme renda familiar e raça. Clique em “escolher esta modalidade” para continuar.
5) A tela com informações sobre o curso, modalidade escolhida e documentação para matrícula, caso o candidato seja selecionado, será exibida. Se os dados estiverem corretos, basta clicar em “confirmar minha inscrição” para finalizar a primeira escolha. Para escolher a segunda opção de curso, o estudante deverá repetir os passos anteriores.
Vagas SiSU 2024
O SiSU 2024 oferece 264.181 vagas em 127 opções de cursos de graduação ministrados em todo o Brasil. A região Nordeste é que concentra a maioria das vagas.
Confira abaixo as cinco universidades com mais vagas no SiSU 2024:
Veja, abaixo, quais são as 10 universidades com mais vagas no SiSU 2024:
-
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro: 9.240 vagas
-
UFF - Universidade Federal Fluminense: 8.788 vagas
-
UFPB - Universidade Federal da Paraíba: 7.750 vagas
-
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte: 7.186 vagas
-
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco: 7.012 vagas
Quais são as mudanças no SiSU 2024?
Confira, abaixo, quais são as mudanças do SiSU 2024:
-
A partir de 2024, a seleção terá apena uma edição a cada ano.
-
Os candidatos inscritos concorrerão, em um primeiro momento, às vagas de ampla concorrência para depois ocuparem as vagas das cotas, caso atendam os critérios.
-
Quilombolas poderão concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas.
-
A renda familiar mensal exigida para a cota socioeconômica é de até um salário mínimo por pessoa.
Saiba o que é e como funciona a Lei de Cotas aqui.
Notas de corte do SiSU 2024
O sistema divulga, diariamente durante o período de inscrição, notas de corte parciais de cada curso. Assim, os candidatos têm a opção de mudar sua opção de curso, caso constate que não possui chances de ser selecionado para o curso informado anteriormente.
A vantagem do SiSU é que o estudante pode alterar suas opções de curso quando e quantas vezes quiser, desde que o prazo de inscrições ainda esteja aberto. Entretanto, somente a última alteração realizada será validada.
Cronograma SiSU 2024
Confira as datas do SiSU 2024:
Inscrições | 22 a 25 de janeiro |
Resultados 1ª chamada | 30 de janeiro |
Matrículas | 1º a 7 de fevereiro |
Participação na lista de espera | entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro |
Resultado lista de espera | Definidas por Universidade |