O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está recebendo até hoje, 21 de novembro, as inscrições do seu Vestibular 2022/1.
Pedidos de isenção da taxa já foram recebidos de candidatos que sejam inscritos no CadÚnico ou pelos concorrentes que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios privados.
O resultado foi liberado em outubro. Veja aqui os isentos!
Seleção
A avaliação dos candidatos será feita pelo histórico escolar das duas primeiras séries do ensino médio e prova de redação presencial.
Os candidatos poderão anexar seus históricos escolares ao site do IFTO até 24 de novembro.
No dia 1º de dezembro será feita a convocação para as provas. A redação será realizada no dia 05, das 09h às 11h. Serão convocados para a avaliação até sete vezes o número de vagas de cada campus do IFTO.
Candidatos das vagas das ações afirmativas serão convocados para entregas de documentos em 14 de dezembro, às 18h. A documentação deverá ser enviada entre os dias 15 e 18 seguintes, on-line, pelo sistema de inscrições.
Aprovados
Os inscritos nas ações afirmativas e cotas serão conhecidos em 20 de dezembro, com prazo para recursos até o dia 21.
Já o resultado preliminar do Vestibular é esperado para 23 de dezembro. Os recursos serão recebidos no dia 24 seguinte. A primeira chamada está prevista para o dia 27 de dezembro.
Oportunidades
Estão sendo ofertadas 699 vagas em cursos de graduação das quais metade são para estudantes que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas.
Além das cotas para escolas públicas, o IFTO tem reserva para ações afirmativas próprias, as quais contemplam indígenas, pessoas com deficiência, assentados pela reforma agrária, quilombolas e egressos do Instituto de Menores do Estado do Tocantins (antigo Instituto São José).
As vagas destinam-se para os campi Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Gurupi, Araguatins, Colinas do Tocantins, Avançado Lagoa da Confusão, Avançado Pedro Afonso, Dianópolis e Paraíso do Tocantins.
Cursos Técnicos
O IFTO também oferece oportunidades para cursos técnicos. O cronograma é o mesmo da graduação e os candidatos também serão avaliados por histórico escolar e prova de redação. A taxa de inscrição é de R$ 15.
Estão sendo oferecidas nesta modalidade 1.310 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio; 65 para concomitantes e 405 oportunidades para subsequentes.
Mais informações no edital e pelo site do IFTO.