UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições para 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2016 da UERJ encerram hoje (4)

Inscrições para 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2016 da UERJ encerram hoje (4)

EQ corresponde à primeira fase do vestibular. Quem for aprovado fará provas discursivas.

Publicado por Silvia Tancredi
04/08/2015 05h00

Chega ao fim nesta terça-feira, 4 de agosto, o período de inscrições para o 2º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2016 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O valor da taxá de R$ 60.

Faça sua inscrição 2º EQ UERJ 2016

O cadastro também pode ser feito presencialmente no campus Maracanã. O Exame equivale como a primeira fase do Vestibular e os aprovados estarão aptos a realizar o Exame Discursivo.

A instituição recebeu pedidos de isenção de taxa entre 27 e 29 de maio de candidatos que se enquadram nos requisitos exigidos para tal finalidade. A lista de beneficiados saiu em 3 de julho. Quem não solicitou a isenção ou que teve seu pedido indeferido deve efetuar o pagamento da taxa.

Datas

Conforme o cronograma do processo seletivo, em 25 de agosto estarão disponíveis os cartões de confirmação, com os locais das provas, marcadas para 13 de setembro. Os concorrentes responderão questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O resultado final sairá em 21 de setembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O exame

O E.Q. é realizado em duas datas no decorrer do ano, e o candidato pode realizar apenas um dos exames ou mesmo os dois. No entanto, neste último caso será utilizado apenas o melhor desempenho no cálculo do resultado final do Vestibular. Nesta primeira avaliação o candidato não faz opção pelo curso e também não pode se colocar na condição de cotista, estas informações serão prestadas na inscrição do Exame Discursivo. 

Para participar do Exame Discursivo, que é a segunda fase do vestibular, o candidato precisa se inscrever novamente, dentro dos prazos estabelecidos pela Instituição.

O 1º Exame de Qualificação foi realizado em 14 de junho, das 09h às 13h. O resultado foi liberado no último dia 22 seguinte. Aqueles que foram reprovados neste poderão participar do 2º Exame de Qualificação. Outros detalhes podem ser obtidos pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br, através do site da Universidade ou por meio do Edital.

Veja também

Inscrições do vestibular 2026 da UFPR encerram hoje (20)
Estão disponíveis mais de 5.300 vagas no vestibular 2026 da UFPR.
Provas da 2ª fase do vestibular de 2025/2 da Unesp são aplicadas neste fim de semana
No vestibular do meio de ano 2025 da Unesp, são abertas mais de 100 vagas.
Enem 2025: Inep divulga resultado do atendimento especializado nesta sexta, 20
Em 2025, o exame terá duas aplicações regulares, devido à COP 30 que será realizada no Pará.
UEA divulga editais do Vestibular 2026 e SIS 2025 com oferta de curso em alta
Juntas, seleções oferecem mais de 3,7 mil vagas em Manaus, Parintins, Tefé e Itacoatiara
Inep abre inscrições para Encceja Exterior 2025
A prova é aplicada em 16 cidades em países pelo mundo todo, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores.
UFSM, no RS, está com inscrição aberta do Vestibular 2026
Processo seletivo oferece 1.707 vagas em cursos ministrados em quatro campi
Filme sobre Ney Matogrosso estreia hoje (17). Veja 7 curiosidades sobre cantor brasileiro
Cinebiografia que relata vida e obra do artista de 83 anos tem sido elogiada. Produção está na Netflix.
Inep publica o edital da Prova Nacional Docente (PND) 2025
Veja as regras e datas definidas para a Prova Nacional Docente (PND) 2025.
Pagamento da taxa de inscrição da UERJ 2025/2 via Enem encerra hoje (17)
Hoje, também acaba o prazo para enviar o boletim de notas do Enem para o processo seletivo da UERJ 2025/2.
Inep adia prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025
Participantes podem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, até o dia 27 de junho.
Vestibular via notas do Enem: confira 5 seleções com inscrição aberta
Vestibulares 2025/2 da UFLA (MG), do IFG e da PUC-SP são exemplos
Locais de prova do Vestibular 2025/2 da Cederj são divulgados hoje (16)
Estão disponíveis 6.965 vagas no vestibular 2025/2 da Cederj.