Termina nesta segunda-feira, 14 de novembro, o prazo de inscrições para as bolsas remanescentes da edição do 2º semestre de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Apenas estudantes matriculados no ensino superior podem se inscrever. O prazo para não matriculados encerrou em agosto.
Faça aqui sua inscrição no ProUni
O ProUni é exclusivo para estudantes que fizeram todo o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola, além de pessoas com deficiência.
Para se inscrever também é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2015, obtendo média acima de 450 pontos sem ter zerado a redação.
Estão dispensados do Enem apenas os professores da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da escola, que queiram bolsa em cursos de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.
Renda
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Os professores e pessoas com deficiência não precisam comprovar renda.
Como funciona
O interessado deve acessar o site do ProUni e manifestar interesse pela bolsa em sua faculdade. Caso não haja bolsa disponível no seu curso, o candidato poderá se inscrever a uma bolsa remanescente em curso de área afim da própria faculdade para posterior transferência para o curso em que se encontra matriculado.
Ao concluir a inscrição para uma opção de curso, a bolsa é automaticamente reservada para o candidato, o qual deverá comparecer à faculdade em até dois dias para comprovar as informações prestadas na inscrição.
Ao final do prazo de comparecimento, a faculdade tem até o dia seguinte para registrar a aprovação ou reprovação do estudante. Se for reprovado, a bolsa volta para o sistema. Caso seja aprovado, é emitido um Termo de Concessão de Bolsa e o estudante passa a ser bolsista do ProUni.