Estudantes interessados em tentar bolsas de estudo em universidades particulares já podem se inscrever na segunda edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2021. O prazo para cadastro começou hoje (13) e segue até a próxima sexta-feira, 16 de julho.
Somente podem se inscrever no programa do Ministério da Educação (MEC) participantes do Enem 2020 que têm notas acima de 450 pontos em todas as cinco provas. Não é permitido ter nota zero na redação.
Outro requisito para fazer a inscrição no ProUni 2021/2 é que o candidato tenha estudado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral na rede particular.
Também podem concorrer às bolsas de estudo pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, que atuam na educação básica e que integram o quadro de pessoal permanente de instituição pública.
Como se inscrever no ProUni?
Para começar a inscrição, é necessário informar o número de inscrição e senha do Enem 2021. Caso não tenha a senha, é possível recupéra-la. Em seguida, deve-se apresentar os dados pessoais e preencher um questionário socioeconômico.
Veja passo a passo para se inscrever no ProUni
No momento do cadastro, os estudantes precisam escolher duas opções de cursos de graduação, o local de oferta, o turno, o tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios.
Bolsas de estudo
O ProUni oferece bolsas de estudo conforme a renda do candidato. Podem concorrer à bolsa integral concorrentes com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.
Para disputar uma bolsa parcial, que equivale a 50% do valor da mensalidade do curso superior, é necessário ter renda familiar bruta mensal, por pessoa da família, deve ser de até três salários mínimos.
Conforme o Edital, para professores não é exigido limite de renda para concorrer às bolsas de estudo.
Números ProUni 2021/2
=>134.329 bolsas de estudo
=>69.482 bolsas de estudo integrais
=>64.847 bolsas de estudo parciais
=>10.821 cursos de graduação
=>952 instituições de ensino superior da rede privada
Os estados que mais oferecem bolsas de estudo são São Paulo (31.025), Minas Gerais (12.564), Goiás (11.638) e Paraná (10.504).
Calendário
A previsão é que o resultado do segundo ProUni 2021 de 2021 saia no dia 20 de julho. Os estudantes pré-selecionados deverão comprovar as informações prestadas na inscrição desse dia até 28 de julho na instituição de ensino de oferta do curso.
Conforme o calendário, a segunda chamada será divulgada no dia 3 de agosto. Os pré-convocados deverão apresentar as informações até o dia 11 de agosto.
Tire suas dúvidas sobre o ProUni
Os inscritos no programa que não forem convocados nas duas primeiras chamadas poderão participar da lista de espera de 17 a 18 de agosto. Nesse caso, o resultado sairá no dia 20 do mesmo mês.
Para mais detalhes, acesse o Edital ou o site do ProUni.