O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite de ontem, 07 de janeiro, um novo balanço das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2014/1. Segundo o órgão, até às 18h desta terça-feira já haviam sido recebidas 1.691.193 inscrições. Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o total de inscrições ultrapassa os três milhões. Os interessados em participar têm até esta sexta-feira, dia 10, para se inscreverem.
O estado de Minas Gerais continua liderando o maior número de inscritos, com 199.961. Logo atrás está São Paulo e Rio de Janeiro, com 196.116 e 158.614, respectivamente. As notas de corte e a classificação parcial dos inscritos serão divulgadas on-line diariamente durante o prazo de inscrições para que o candidato possa ir acompanhando. As novas notas de corte já foram divulgada no site do Sistema na madrugada de hoje.
Ao se inscrever, é necessário escolher a modalidade de concorrência ao qual o aluno prefere, deixando claro se deseja optar pela concorrência de cotas ou não. Para esta edição, estão sendo ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições de ensino superior. Das vagas oferecidas, 44% são reservadas para ações afirmativas.
Os selecionados para a primeira chamada do SiSU 2014/1 serão conhecidos em 13 de janeiro. Eles devem efetuar matrícula nas instituições entre os dias 17 e 21 seguintes. Os aprovados na primeira opção de curso que não realizarem o registro acadêmico serão eliminados do Sistema. Já quem for selecionado para a segunda opção de curso, podem escolher não fazer matrícula, para esperar a convocação na primeira escolha.
A segunda chamada está prevista para o dia 27 deste mês, com matrículas para os dias 31 de janeiro a 04 de fevereiro. Candidatos que não forem selecionados em nenhuma das chamadas pode solicitar inclusão em lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 07 de fevereiro - para aqueles que não forem aprovados na 1ª opção de curso. No dia 11 de fevereiro será feita a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições, que ficará encarregada das chamadas posteriores.