O Ministério da Educação (MEC) informou que vai prorrogar o prazo para as inscrições das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/2. O novo cronograma será divulgado em edital específico.
O motivo da prorrogação do prazo se dever por conta da suspensão do sistema de inscrições ainda na segunda-feira, mesmo dia em que elas haviam sido liberadas para o cadastro. Segundo o aviso que está página do Fies, a ampliação do cronograma será proporcional ao tempo em que a plataforma ficou indisponível para os candidatos.
De acordo com o órgão, quem já conseguiu se inscrever não será prejudicado. O motivo da suspensão do sistema se deve ao grande número de acessos dos candidatos, o que ocasionou na necessidade de manutenção do site.
Quem pode se inscrever?
Somente pode se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2020/2 o candidato que preenche os seguintes requisitos:
- Ter feito o Enem a partir da edição de 2010 e com notas de, pelo menos, 450 pontos sem ter zerado a redação;
- Possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Quem não pode participar?
Os estudantes pré-selecionados no Fies 2020/2 (edição regular) que ainda estão em processo de contratação do financiamento não poderão concorrer as vagas remanescentes. O mesmo acontece com quem já é beneficiado pelo Fies ou foi beneficiado e não quitou sua dívida.
Vagas
A oferta é de 50 mil vagas remanescentes do Fies 2020/2 com juros zero. Nos três primeiros dias de inscrição serão disponibilizadas vagas apenas para os cursos de áreas prioritárias: Saúde, Engenharias e Ciência da Computação, Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior.
Saiba mais: quais são as opções de cursos da área de saúde
Para mais detalhes, acesse este Edital.