O Insper, em São Paulo, abriu inscrições para o Vestibular 2022/1, com prazo até 16 de novembro para quem optar por somente pela aplicação remota da seleção on-line.
Para aqueles que desejarem realizar parte das provas digitais presencialmente terão que se inscrever até 13 de outubro. São oferecidas vagas para os cursos de Administração, Direito, Economia e Engenharias da Computação, Mecânica e Mecatrônica.
Os candidatos poderão optar por fazer provas, usar as notas das edições de 2019 ou 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do SAT (uma espécie de Enem dos Estados Unidos).
A taxa para participar da seleção por provas é de R$ 300, já para o ingresso com o Enem ou SAT é de R$ 150.
Os seguintes candidatos podem solicitar isenção da taxa até o dia 10 de novembro:
- Com renda familiar mensal: até 1,5 salário mínimo por membro da família (patrimônio e liquidez avaliados em conjunto com a renda declarada);
- Com ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral;
- Que não cursaram mais de quatro semestres letivos de outra graduação.
Ao todo, o Insper oferece 660 vagas divididas entre os dois semestres letivos e entre as três modalidades de ingresso:
Provas
O processo seletivo do Insper é dividido em fases e etapas. A primeira fase possui quatro etapas: Identificação, Simulado, Provas e Validação. Confira abaixo as datas:
- 18 a 25 de novembro - Identificação: Fase em que o candidato deve fazer o upload do documento de identidade, histórico escolar e outra documentação que seja necessária. É a etapa em que o serviço eletrônico da seleção dará as informações para a instalação do software e teste do sistemas de provas.
- 18 a 25 de novembro - Simulado: O simulado também deve ser realizado pelos candidatos para que conheçam o sistema em que farão o vestibular e não sejam pegos de surpresa. Será feito no mesmo período da identificação.
- Provas Presenciais (13 a 15 de novembro)/Remotas (29 de novembro a 05 de dezembro): As provas, como já explicado, são a etapa da avaliação da primeira fase do Vestibular e que nesta edição contam com as possibilidades de anteriormente descritas.
- 14 a 29 de dezembro - Validação: A validação é o momento em que professores fazem perguntas aos candidatos para que possam avaliar se há domínio sobre o conteúdo que foi cobrado nas provas.
Leia também: Vestibulares com etapas práticas
Os candidatos podem optar pelo uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do SAT (Suites of Assessments) ao invés das provas da primeira etapa do Vestibular.
Os classificados nestes passam para a segunda etapa do Vestibular do Insper bem como os selecionados pelas provas, de acordo com o agendamento.
O resultado do Vestibular 2021/1 do Insper deverá ser liberado no dia 1º de fevereiro. Para mais informações sobre o processo seletivo, leia o Edital.
2ª etapa provas
O resultado dos selecionados para a segunda etapa das modalidades provas e SAT sairá em 21 de dezembro. Eles terão até o dia 23 seguinte para o agendamento da fase seguinte.
Os convocados pelas notas do Enem serão conhecidos em 27 de dezembro e o agendamento será recebido até o dia 28 seguinte.
A segunda etapa do Vestibular acontece de 06 a 12 de janeiro de 2022, de acordo com agendamento. A última fase do processo seletivo contará com Desafio de Design, Dinâmica em Grupo, Redação e Arguição Oral.
Resultados
O Insper definiu diferentes períodos de chamadas para Vestibular, SAT e Enem. Veja:
Vestibular e SAT
- 1ª chamada: 21 de janeiro
- 2ª chamada: 25 de janeiro
- 3ª chamada: 27 de janeiro
Enem
- 1ª chamada: 4 de fevereiro
- 2ª chamada: 7 de fevereiro
- 3ª chamada: 8 de fevereiro
Bolsa de estudo
O Insper tem um programa de bolsas de estudos integral e parcial para alunos de baixa renda. As regras para participar do processo de concessão das bolsas estão nesta página.