Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Mais de 100 mil vagas do Fies 2016/1 não são preenchidas

Mais de 100 mil vagas do Fies 2016/1 não são preenchidas

Associações de ensino particular apontam possíveis motivos. MEC deve remanejar as oportunidades.

Publicado por Silvia Tancredi
15/04/2016 14h59 , atualizado em 15/04/2016 15h00

Associações que representam o setor de educação superior particular informaram nesta quinta-feira, 14 de abril, que, das 250 mil vagas disponibilizadas na primeira edição de 2016 do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), 115 mil não foram preenchidas e devem ser remanejadas no próximo semestre.

Tire suas dúvidas sobre o Fies

O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular aponta os supostos motivos pelos quais sobraram essas oportunidades:

-Pontuação de 450 pontos na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerada alta;
-Renda per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200). Acredita-se que o valor é baixo;
-Alguns alunos contemplados não obtiveram financiamento de 100%;
-Pouco interesse nos cursos de Pedagogia e evasão nos de Engenharia (os quais, juntamente com a área de saúde, são considerados prioritários);
-Poucas vagas nos cursos de Medicina, uma vez que os vestibulares são no fim do ano e o Fies é liberado em fevereiro.

Entre as propostas do Fórum para que as vagas sejam preenchidas mais rapidamente, estão: nota mínima de 400 pontos no Enem, renda mínima de 3 salários mínimos, opção de escolher as opções de financiamento, como 100, 75 e 50% do valor total do curso, e ainda que as instituições tenham controle da lista de espera. 

O Fórum espera que o MEC autorize que as vagas não preenchidas do primeiro semestre a sejam utilizadas na segunda metade do ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Novas regras Fies

O remanejamento das vagas remanescentes do Fies já havia sido anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), no mês passado. Conforme o órgão, quando esgotada a possibilidade de remanejamento das vagas entre os cursos da própria instituição de ensino, elas poderão ser redistribuídas entre os demais cursos da mantenedora. 

Porém, para que esse remanejamento seja cumprido, os cursos e turno devem ter conceito 5 de áreas prioritárias da própria instituição de ensino, obedecendo a ordem de critérios estabelecida pelo MEC. Tendo sido alcançados os limites e ainda havendo vagas disponíveis, a redistribuição é feita em cursos/turnos de áreas não prioritárias e, por fim, aos que possuem conceitos 4 e 3. Confira os detalhes.

Fies 2016/1

resultado da lista de espera do Fies2016/1 saiu no dia 1º de abril. Os pré-selecionados deveriam concluir a inscrição no SisFies nos cinco dias seguintes. Nesta edição, o programa de financiamento ofereceu 250 mil vagas com financiamento em 25.323 cursos de 1.337 instituições particulares de ensino superior. Cerca de 480 mil estudantes realizaram a inscrição, entre 26 e 29 de janeiro.

*Com informações da Reuters Brasil

Veja também

Pint of Science 2025: maior evento de divulgação científica do mundo acontece em restaurantes brasileiros
Com proposta inovadora, Pint of Science é um festival que leva a pesquisa científica para ambientes de lazer, como cafés e restaurantes
Provas do Vestibular 2025 da Univesp acontecem neste domingo, 18
São ofertadas 22 mil vagas para licenciaturas, áreas de computação e negócios e produção.
Enem 2025: período de recurso da isenção de taxa encerra hoje (16)
Participantes que tiveram o pedido recusado podem interpor recurso na Página do Participante até o final do dia.
Provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia são aplicadas hoje (16)
Haverá a distribuição de 80 mil medalhas aos participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
UFMG anuncia datas e livros do 1º Vestibular Seriado 2025
Esta será a primeira seleção seriada da instituição mineira.
Paraná: UEM abre inscrição do Vestibular de Inverno 2025
Processo seletivo oferece 936 vagas. Há reserva de chances para cotistas.
O que estudar de matemática para o Encceja 2025?
Matemática no Encceja é uma prova relevante para a conquista do diploma.
MEC publica resultado da lista de espera do Fies 2025. Veja selecionados
Conforme ministério, estudantes serão convocados até o dia 22 de maio por meio do FiesSeleção
Cederj prorroga inscrição do Vestibular 2025/2
Consórcio oferece 6.965 vagas em cursos superiores a distância e semipresenciais
UFG: local de prova do Vestibular 2025/2 para Cidade Ocidental pode ser conferido
As provas serão aplicadas no dia 18 de maio, para concorrer por 240 vagas em cursos de graduação da UFG campus Cidade Ocidental.
UFSC e IFSC 2025/2: inscrições para vestibular via notas do Enem terminam hoje (15)
Mais de 1 mil vagas estão disponíveis em cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Desmatamento no Brasil cai 32,4% em 2024: entenda o que estudar sobre o tema
Cerrado foi o bioma com maior área desmatada em 2024, segundo dados de relatório anual do MapBiomas