UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. O que esperar da prova de Física do Enem 2020

O que esperar da prova de Física do Enem 2020

Professor de Física do Mundo Educação dá dicas do que não deixar de revisar nesta reta final para as provas do segundo dia do Enem 2020.

Publicado por Érica Caetano
21/01/2021 11h33 , atualizado em 21/01/2021 11h40

No próximo domingo, 24 de janeiro, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 passarão pelas provas do 2º dia, formadas por 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Dentro deste primeiro grupo estão as da disciplina de Física.

Vale lembrar que as perguntas serão objetivas de múltipla escolha e com cinco opções de resposta, sendo que elas podem abordar temas específicos de cada matéria ou podem ser interdisciplinares, ou seja, quando duas ou mais disciplinas são englobadas na pergunta.

De acordo com o professor de Física Rafael Helerbrock, da equipe do Mundo Educação, a maior parte das questões de Física encontradas na prova de Ciências da Natureza do Enem são de baixa e média dificuldade. Poucas questões são realmente difíceis.

"A prova do Enem é mais interpretativa, as vezes só de já conhecer a teoria e ler a questão atentamente é possível responder. Em poucos casos, é necessário ter a fórmula decorada", ressalta.

Ele recomenda decorar, por exemplo, a Primeira Lei de Ohm (R = U/i), onde 'R' é a resistência elétrica, 'U' é a tensão ou potencial elétrico e 'i' é a corrente elétrica. Além disso, entre os temas mais prováveis de cair, ele indica os que listamos abaixo:

1) Eletrodinâmica 

A Eletrodinâmica é a parte da Física que estuda o movimento das cargas elétricas. A movimentação dessas cargas é obtida quando se aplica uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um meio condutor. A resistência do meio é a propriedade física que quantifica a facilidade em que uma corrente elétrica é conduzida em seu interior. Além disso, a corrente elétrica é uma das grandezas fundamentais da eletrodinâmica. É interessante ver sobre:

Confira também ao vídeo abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2) Acústica

A Acústica é a área da Físca que estuda as ondas sonoras e os seus fenômenos. A acústica aborda fenômenos ondulatórios, como a reflexão, refração, difração, absorção e efeito Doppler, bem como as características do som — onda mecânica capaz de propagar-se através de meios sólidos, líquidos e gasosos. Para esse assunto você pode revisar:

3) Ondulatória

Podemos classificar como uma onda qualquer perturbação ou vibração em um meio específico. As ondas produzem diversos movimentos, já que elas são formas de transmissão de energia (mecânica ou eletromagnética), como o movimento que ocorre quando lançamos uma pedra dentro de um rio. É chamada de Ondulatória a parte da Física que é responsável por estudar as características e propriedades em comum dos movimentos das ondas. Sobre o assunto vale a pena a revisão a cerca: 

4) Cinemática

A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens. Alguns conceitos de Cinemática são muito importantes para a correta compreensão de fenômenos físicos e pleno entendimento da forma de se construir o raciocínio necessário para a resolução de problemas. Em relação ao tema é interessante olhar sobre:

Veja também o vídeo abaixo:

5) Calorimetria

A Calorimetria é a parte da Fisica que estuda a troca de calor e seus efeitos. A equação fundamental da calorimetria define a quantidade de calor que um corpo precisa absorver ou liberar para sofrer variação de temperatura. Aproveite para dar uma olhada nos seguintes assuntos:

Veja também

UFRGS divulga convocados em vagas remanescentes do Sisu 2025
A UFRGS publicou os convocados nas vagas remanescentes do Sisu 2025 e do vestibular. Matrículas começam amanhã (4).
Cederj recebe pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2025/2
No Vestibular 2025/2 do Cederj serão ofertadas vagas em cursos superiores semipresenciais de universidades públicas do Rio de Janeiro
UERJ publica edital do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2026
Provas do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2026 da UERJ serão aplicadas no dia 8 de junho
Olitef 2025: olimpíada de educação financeira está com inscrições abertas
Estudantes responderão a questões que envolvem educação financeira em competição de conhecimento
Obmep 2025: olimpíada de matemática bate recorde com 18,6 milhões de inscritos
Obmep registrou recorde de participação em número de escolas e cidades de aplicação das provas
Corrige Aqui: tema da redação de abril aborda o consumo de ultraprocessados no Brasil
Estudantes podem enviar suas redações para serem corrigidas por professores ou pela Inteligência Artificial de forma gratuita
Unicamp aprova cotas para pessoas trans, travestis e não binárias
Os cursos com menos de 30 vagas da Unicamp devem reservar pelo menos uma para este público.
Maranhão: UEMA libera resultado do Vestibular 2025 via Enem
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) ofertou 657 vagas remanescentes neste processo seletivo via notas do Enem
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2025
Os candidatos pré-selecionados pela lista de espera do ProUni 2025 deverão comprovar as informações apresentadas.
Lista de espera do ProUni 2025 é divulgada
Candidatos pré-aprovados na lista de espera do ProUni 2025 devem comprovar as informações prestadas nas inscrições até o dia 11 de abril.
Enem 2025: Inep divulga datas e edital de isenção de taxa de inscrição
Podem se inscrever estudantes da rede pública, de baixa renda e participantes do Pé de Meia
Como a música é uma aliada para realizar o ensino de ciências?
O ensino de ciências pode ser praticado de uma maneira mais atrativa para os alunos a partir de diversas estratégias, como o uso da música.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ