O Programa Universidade para Todos (ProUni) finaliza nesta sexta-feira, 10 de junho, as inscrições da sua 2ª edição de 2016. Elas serão recebidas até as 23h59 e podem participar estudantes que tenham participado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e que não tenham diploma de curso superior.
Inscreva-se no ProUni 2016/2
Tire suas dúvidas sobre o ProUni
Além das provas do Enem, é necessário que o candidato tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular; tenha cursado parte do ensino médio na rede pública e parte em colégio particular como bolsista integral; seja portador de necessidade especial; seja professor da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente.
Aqueles que se enquadrem nos requisitos discriminados acima também precisarão comprovar renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, no caso das bolsas integrais, ou até três salários mínimos por pessoa, para concorrer às bolsas parciais.
No ato de cadastro no site do ProUni, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem 2015, endereço de e-mail e telefone válidos, dados pessoais e da família e escolher duas opções de cursos, faculdade, local de oferta, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, indicando a primeira opção.
Oportunidades
Estão sendo oferecidas nesta edição do Programa 125.442 bolsas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. A maior oferta está em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Administração, Direito e Pedagogia são as graduações com mais oportunidades.
Durante o período de inscrição, uma vez ao dia, vem sendo informada a nota de corte de cada opção de curso oferecida no ProUni 2016/2. Com essa informação o candidato pode saber se sua nota é suficiente para concorrer aos cursos que escolheu. As opções de curso podem ser alteradas até o fim da inscrição, ou seja, somente até esta sexta-feira.
Aprovados
Está prevista para segunda-feira, dia 13, a divulgação da primeira chamada do ProUni 2016/2. Os pré-selecionados deverão comparecer às respectivas instituições para comprovação das informações prestadas, entre os dias 13 e 20 de junho. Uma nova chamada deverá ser liberada no dia 27 de junho, com confirmação das informações até 1º de julho.
Os que não forem selecionados até a segunda chamada poderão participar da lista de espera, entre os dias 08 e 11 de julho. Com a lista em mãos, as instituições poderão realizar novas convocações a partir de 14 de julho.
Aplicativo
Nesta edição do ProUni, o Ministério da Educação (MEC) lançou um aplicativo para smartphones e tablets. Por meio da ferramenta, o estudante poderá fazer inscrições, verificar os cursos e as vagas oferecidas, acessar as notas de corte, entre outras ações.
Outros detalhes podem ser obtidos no Edital do ProUni ou pelo telefone 0800 616161.