Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. 1ª fase do Vestibular 2016 da Unesp é aplicada hoje para mais de 100 mil candidatos

1ª fase do Vestibular 2016 da Unesp é aplicada hoje para mais de 100 mil candidatos

São esperados para as provas o total de 103.677 candidatos. O número é o maior já registrado pela instituição.

Publicado por Érica Caetano
15/11/2015 00h10

A Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) aplica neste domingo, 15 de novembro, as provas da primeira fase do seu Vestibular 2016. São esperados para as provas o total de 103.677 candidatos, o número é o maior já registrado pela instituição. Os testes acontecem das 14h às 18h30, em 31 municípios de São Paulo, além de Uberlândia (MG), Brasília (DF) e Campo Grande (MS).

Acesse aqui seu local de prova!

Os inscritos responderão 90 questões objetivas de disciplinas ministradas no ensino médio, distribuídas entre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática. A nota de parte da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser aproveitada na nota da prova de Conhecimentos Gerais, desde que a indicação tenha sido feita pelo candidato no ato da inscrição. No entanto, se as notas do Enem 2015 forem divulgadas posterior ao dia 22 de janeiro de 2016, a Unesp utilizará somente as notas de seu certame.

Orientações

A Universidade recomenda a chegada dos participantes aos seus locais de prova com antecedência de, no mínimo, uma hora. Eles deverão estar munidos do documento oficial de identidade, lápis preto nº 02, apontador, borracha, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e fabricada em material transparente, além de régua transparente.

Aparelhos eletrônicos, tais como calculadora, telefone celular, relógio, reprodutor de áudio e de qualquer natureza ou qualquer material que não seja o fornecido pela Fundação Vunesp, não serão permitidos durante as provas. Os candidatos poderão se ausentar do prédio somente após 3h30 do início dos testes.

Correção comentada

O Super Vestibular, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), realizará a partir das 18h30 de domingo, a correção comentada das provas em tempo real e de forma gratuita. Os interessados poderão acompanhar por este link ou através de nosso Twitter.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cronograma

A lista de convocados para a segunda fase está prevista para sair em 02 de dezembro. Nesse dia também serão publicados os cartões, com os locais das provas destes próximos exames além do destinado às provas de habilidades. A 2ª etapa será realizada em 13 e 14 de dezembro e o THE entre os dias 06 e 12 anteriores.

A divulgação da lista geral de classificação será em 05 de fevereiro de 2016, com confirmação de interesse nos dias 13 e 14 seguintes. A primeira chamada sairá em 16 de fevereiro, com matrículas nos dias 18 e 19.

Vagas

A Unesp está ofertando o total de 7.355 oportunidades as quais estão distribuídas entre 176 opções de cursos nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guarantiguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Tupã. 

Do montante de vagas, 2.603 destinam-se o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (SRVEBP), para estudantes que tenham feito integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Destas, ainda há a reserva para candidatos Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI).

O curso de Medicina, em Botucatu, é o mais concorrido, com 243,8 candidatos por vaga, seguido da graduação de Direito matutino, em Franca, com 69,2 inscritos por posto. Veja aqui a concorrência completa! Para mais informações sobre o Vestibular 2016 da Unesp, acesse o Manual do Candidato ou o site da Vunesp.

Veja também

Enem 2024: taxa de inscrição deve ser paga somente até hoje (19)
Candidatos que não foram isentos da taxa deverão pagar R$ 85 para confirmar inscrição no Enem 2024
Cursinho gratuito para o Enem 2024 da Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas
São oferecidas 3 mil vagas para cursinho preparatório para o Enem 2024 em Fortaleza (CE)
UFT abre inscrição para Vestibular 2024/2 via Enem
Processo seletivo que oferece 577 vagas aceita notas do Enem de 2021 a 2023
Unifal (MG) abre inscrição para Vestibular 2024/2 via Enem
Candidatos poderão utilizar notas do Enem de 2009 a 2023 no Vestibular 2024/2 via Enem da Unifal
Ansiedade no Enem 2024: veja relatos de estudantes
Saiba mais sobre a sensação de ansiedade que persegue muitos jovens em preparação para o Enem 2024 e demais vestibulares
Ansiedade no Enem 2024: veja dicas de um psiquiatra
Veja as dicas de um profissional da saúde mental sobre o controle da ansiedade para os estudos preparatórios voltados ao Enem e demais vestibulares
Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2024 encerra amanhã (19)
A taxa de inscrição do Enem 2024 está no valor de R$85
UPE abre inscrição para SSA 2025
SSA é o vestibular seriado da UPE. Inscritos no SSA 3 concorrem a mais de 1,8 mil vagas.
Encceja 2024: confira a realidade de quem concilia trabalho e estudo para as provas
Estudantes e professores relatam a realidade de como conciliar estudos para o Encceja com o trabalho e compartilham dicas
Sala de aula: especialista mostra como equilibrar material físico e digital nas escolas
Especialista detalha ainda por que adotar livros físicos e digitais e as vantagens de cada um
Unemat recebe inscrição para Vestibular 2024/2 via Enem
São oferecidas 1,3 mil vagas em 24 opções de cursos de graduação na Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat)
Enem 2024 registra mais de 5 milhões de inscritos
As inscrições do Enem 2024 continuam abertas para os residentes do Rio Grande do Sul