Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas do IFMG e Pism 2014 da UFJF são realizadas hoje

Provas do IFMG e Pism 2014 da UFJF são realizadas hoje

Instituto de Minas Gerais aplica provas no período da manhã. Já inscritos no Pism, seguem fazendo os testes até a próxima terça-feira, dia 17.

Publicado por Érica Caetano
15/12/2013 05h30

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é mais uma instituição de ensino que aplica provas neste domingo, 15 de dezembro. O Cartão Definitivo de Inscrição, onde constam os locais de prova foram liberados na última sexta-feira, dia 13. Confira:

Cartão Definitivo de Inscrição Vestibular 2014/1 IFMG

As provas serão realizadas nas cidades de Bambuí, Betim, Cachoeira do Campo, Capelinha, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Itamarandiba, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Na ocasião, eles deverão responder uma prova de conhecimentos gerais e uma redação, das 08h às 12h30. A prova de conhecimentos gerais será composta por 15 questões de Linguagens e Códigos, 10 questões de Ciências Humanas e 25 questões de Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 50questões de múltipla escolha com quatro alternativas.

O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto para o início das mesmas portando um documento oficial com foto. Ele deverá estar munido também do Comprovante Definitivo de Inscrição impresso.

Estão sendo ofertadas pelo IFMG 2.912 vagas distribuídas em cursos nas modalidades técnico e superior, oferecidos em onze campi. O Instituto aceitará a nota obtida pelo candidato na prova de conhecimentos gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 como substituição na nota da prova de conhecimentos gerais do Vestibular para acesso aos cursos superiores. Mas para isso, o vestibulando terá que ter feito esta opção no ato da inscrição.

O candidato a vaga no IFMG terá duas oportunidades de ingresso: via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e também pelo vestibular. No processo seletivo tradicional serão ofertadas 50% das vagas dos cursos superiores e no SiSU serão ofertadas as demais vagas, exceto no campus de Santa Luzia, que ofertará 100% das vagas por meio do vestibular.

São reservadas 50% das vagas dos cursos superiores aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e 50% das vagas de seus cursos técnicos, em todas as modalidades, aos candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas. O resultado final do certame será divulgado a partir do dia 22 de janeiro. Outros detalhes através do Edital.

Pism UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também inicia a partir de hoje a aplicação das provas do seu Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2014. Elas seguem até terça-feira, dia 17. O Comprovante de Inscrição foi liberado no último dia 11. Confira:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Comprovante de Inscrição Pism 2014 UFJF

As provas serão aplicadas das 14h às 18h nas cidades de Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda/RJ. Neste domingo, as provas serão constituídas por 40 questões de múltipla escolha das disciplinas de Português, Matemática, Geografia, Química, Literatura, Biologia, Física e História. Amanhã e depois as questões serão de cunho discursivo. 

No Pism I e II, as provas de hoje serão referentes as quatro primeiras disciplinas citadas acima e na segunda-feira, das outras quatro restantes. No Pism III as questões discursivas serão sobre quatro matérias específicas a área do curso escolhido, sendo duas em cada dia. Contudo, todos responderão perguntas sobre Português. Optantes pelo curso de Arquitetura e Urbanismo participaram de uma Prova de Habilidade Específica no dia 24 de novembro, das 08h às 12h, em Juiz de Fora.

A instituição recomenda a chegada com antecedência ao prédio de local de prova, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 14h não sendo admitidos retardatários. O candidato somente terá acesso ao local mediante a apresentação do documento de identidade indicado no Requerimento de Inscrição. Ele deverá permanecer no local no mínimo 1h30 após o início da aplicação da prova. Será permitido somente o uso de caneta com corpo transparente, de cor azul ou preta, lápis, borracha sem protetor e régua transparente.

O Pism é aplicado ao longo dos três anos relativos ao Ensino Médio e, a cada prova, apenas o material referente ao respectivo ano letivo é cobrado. No ato da inscrição, candidatos ao Módulo III tiveram que declarar interesse ou não pelas vagas do Sistema de Cotas e indicar curso de graduação de preferência. Estudantes que já concluíram o Ensino Médio não puderam se inscrever no Módulo I.

A divulgação do resultado final para os candidatos do último módulo e as notas das provas para os demais está prevista para 17 de fevereiro e 21 de março, respectivamente. Das 1.325 vagas oferecidas, 30% estão sendo disputadas por candidatos do último módulo e 70% serão preenchidas por participantes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Mais informações no Edital.

Veja também

IFRR realiza provas do Vestibular 2021/1 de Boa Vista amanhã (16)
Os inscritos farão os testes das 14h às 18h, horário local, em Boa Vista/RR. Eles deverão chegar aos locais de prova com antecedência, já que os portões serão fechados às 13h45.

Local de prova do Vestibular 2021/2 da UVV (ES) é divulgado
Provas estão marcadas para o próximo domingo (16), às 14h, em Vila Velha

IFRN solta resultado do Vestibular 2021 via Enem
Candidatos foram avaliados pelas notas do Enem de 2018 a 2020

Veja 1º remanejamento do SSA 201 da UPE
Convocados devem garantir vaga se matriculando na próxima terça-feira (18)

2ª chamada do Vestibular 2021 via Enem do IFRS está disponível
Seletiva contou com a oferta de 959 vagas, onde dessas 80% destinam-se a estudantes cotistas.

Unemat abre inscrições para Vestibular de vagas que sobraram do SiSU 2021/1
Processo seletivo oferece 307 vagas em cursos de graduação ministrados em nove campi situados no Mato Grosso

Metodista está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 para cursos presenciais e EaD
Os estudantes poderão optar, em ambas as modalidades, por alguma das edições do Enem de 2009 a 2020 para aproveitar as notas, ou por prova de redação.

Coronavírus: 1ª fase do Vestibular 2021/1 da UECE é adiada por conta da pandemia
A  UECE  decidiu adiar já que a realização da primeira etapa tem a previsão de 13.400 candidatos e 2.800 colaboradores, o que acarretaria em grande aglomeração.

Inep afirma estar trabalhando para Enem ser realizado este ano
Contudo, o órgão não informou nenhuma data, a não ser a dos prazos de isenção, do Enem 2021.

URCA (CE) finaliza inscrições para o Vestibular 2021/1
Provas estão marcadas de acontecerem nos dias 26 e 27 de junho, das 13h às 17h, nos municípios de Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Mauriti e Missão Velha.

Cursinho gratuito do Sesc Paraná 2021 recebe inscrições
Pré-vestibular oferece 59 vagas para a cidade de Curitiba e 75 para Londrina

UniEvangélica (GO) está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Processo seletivo oferece vagas em diversos cursos. Para a carreira de Medicina, são 80 oportunidades.