A Universidade de Pernambuco (UPE) inicia hoje, 07 de dezembro, as provas do seu Vestibular 2015. Os locais de prova foram liberados no último dia 11, por meio do Cartão Informativo de Inscrição. Estão sendo ofertadas 2.074 vagas em 53 opções de cursos de graduação. Este será o último processo seletivo tradicional realizado pela instituição. Confira:
A seleção da UPE é constituída por duas etapas, sendo que a primeira foi o aproveitamento do desempenho obtido nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, aplicada nos dias 08 e 09 de novembro. Já a segunda, que começa neste domingo e segue até amanhã, 08 de dezembro, é composta por um conjunto de provas objetivas específicas, formadas por 40 questões, conforme o curso escolhido. A redação do Enem também será utilizada nesta fase.
Os testes acontecem nas cidades de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro. Neste domingo, primeiro dia, os participantes deverão responder 40 questões objetivas das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História e Química. No segundo, fazem mais 40 perguntas, de caráter múltipla escolha, relacionadas a Física, Geografia, Língua Estrangeira, Biologia, Matemática e Filosofia/Sociologia.
A Universidade recomenda que os inscritos cheguem aos seus locais de prova com antecedência de, no mínimo, uma hora estando portando o seu Cartão Informativo de Inscrição impresso, além do documento oficial de identidade e caneta esferográfica de tina na cor azul ou preta.
SSA
Já as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), foram aplicadas nos dias 16 e 17 de novembro para candidatos do SSA 3 e nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro para a primeira e segunda fase, nos turnos de manhã e tarde, respectivamente.
Das 3.460 oportunidades oferecidas, 2.074 são para o Vestibular e outras 1.386 destinam-se ao SSA. A lista de classificados sai no dia 30 de janeiro de 2015 e a relação de aprovados no dia 04 de fevereiro, mesma data em que será publicada a composição das notas das provas.
Conforme proposta deliberada pelo Conselho Universitário da UPE, em 13 de junho, o vestibular tradicional será extinto, a partir de 2016. Sendo assim, metade das vagas serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e os outros 50% através do SSA. A reserva de vagas de 20% para cotistas, igualmente dividida entre os dois sistemas, também foi mantida. Outros detalhes podem ser obtidos através dos Manuais dos Candidatos, pelos telefones (81) 3183-3660/3791 e pelo e-mail processodeingresso@upe.upe.gov.br.