A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) comunicou no último dia 30, por meio de sua Diretoria de Concursos e Vestibulares (Covest), a suspensão da realização das provas do seu Vestibular 2016/2, agendadas para este domingo, 05 de junho.
A decisão foi tomada devido a greve dos servidores públicos estaduais da Universidade, iniciada esta semana e com duração de tempo indeterminado, pela Revisão Geral Anual (RGA), que trata da reposição das perdas inflacionárias sobre os salários.
Assim, com o intuito de evitar transtornos, já que a aplicação das provas envolveria a utlização de espaços públicos para a realização das mesmas, bem como a necessidade do envolvimento do quadro de servidores da Instituição e das escolas estaduais, chegou-se a esse parecer.
De acordo com a Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Universidade (Proeg), uma nova data será definida logo após o retorno das atividades. Assim, espera-se não prejudicar nenhum dos 14.860 candidatos inscritos no Processo Seletivo 2016/2, já que do montante de participantes, há um total de 1.900 que são de outros estados brasileiros e 3.559 que viajariam de cidades de Mato Grosso para algum dos polos em que estariam sendo aplicadas as provas.
Nesta edição, o Vestibular disponibiliza 2.440 vagas, as quais estão distribuídas em 40% para ampla concorrência, 25% para Ação afirmativa - Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial – PIIER (autodeclarados negros ou pardos) e 35% para Ação afirmativa – candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Os cursos são oferecidos nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.
Para mais informações consulte o Edital Complementar 02/2016 ou entre em contato pelo email vestibular@unemat.br.