A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou no início da manhã de hoje, 09 de agosto, o resultado do seu Vestibular Estadual 2021. Confira:
Resultado Vestibular Estadual UERJ 2021
Agora, os selecionados deverão realizar os procedimentos de matrícula no período de 10 a 12 de agosto. A matrícula será constituída de duas etapas: pré-matrícula (1ª etapa) e aceite da inscrição em disciplinas (2ª etapa).
Ambas as etapas deverão ser realizadas de forma on-line no endereço eletrônico www.vestibular.uerj.br, de acordo com as instruções divulgadas neste documento. Para realização da pré-matrícula (1ª etapa), o candidato deverá enviar em arquivo PDF, preferencialmente, os seguintes documentos:
a) Diploma ou certificado de conclusão do ensino médio;
b) Documento oficial de identidade com foto;
c) Certidão de quitação eleitoral, obrigatória para os maiores de 18anos, mesmo que ainda não tenham votado, obtida pela internet no site do TSE ou dos Tribunais Regionais ou em qualquer cartório eleitoral;
d) Prova de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino, a partir de 1º de janeiro do ano em que completar 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos;
e) CPF;
f) Histórico escolar do ensino médio.
Caso haja vagas não preenchidas, serão divulgadas listagens de reclassificaçõese remanjeamentos para o 1º semestre e para o 2º semestre, nos dia 21 de agosto e 04 de setembro.
Vestibular
As provas foram aplicadas das 09h às 14h. Eram esperados 46.209 vestibulandos mas, 12,9 mil faltaram. Elas foram formadas por uma redação e mais 60 questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês), Língua Portuguesa/Literatura, Matemática e Química.
Quatro questões foram interdisciplinares, ou seja, cobraram conteúdo de duas ou mais disciplinas ao mesmo tempo.
Vagas
Nesta edição, foram oferecidas 5.731 vagas, sendo 25% para cotistas. Estas últimas oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
- 20%: estudantes da rede pública;
- 20%: negros/indígenas;
- 5%: pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e de administração penitenciária mortos ou incapacitados por causa do serviço.
Formato do vestibular
Geralmente, o vestibular da UERJ é composto por duas provas: o exame de qualificação e o exame discursivo. Porém, em razão da pandemia do coronavírus, a universidade decidiu alterar o formato para apenas um exame.
Inicialmente, a seleção ocorreria no dia 28 de fevereiro, mas as provas foram adiadas em razão do número crescente de casos de Covid-19 na capital e no interior fluminense.
Para mais informações, acesse este edital ou o site da UERJ.