A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou no início da tarde de ontem, 12 de janeiro, o resultado do seu Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2016, cujas provas foram realizadas nos dias 08 e 09 de novembro do ano passado, das 13h às 18h. Confira:
Os 3.251 selecionados deverão efetuar registro acadêmico na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de janeiro, na secretaria acadêmica do campus em que foi selecionado. Na ocasião, será necessário apresentar uma foto 3x4 recente mais cópia junto com original dos seguintes documentos listados abaixo:
a) Certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar com visto da Inspeção Escolar ou carimbo de isento do Conselho Estadual de Educação;
b) Documento oficial de identidade e CPF:
c) Comprovação de quitação com o Serviço Militar para o candidato do sexo masculino, para maiores de 18 anos;
d) Título de eleitor acompanhado da certidão de quitação com as obrigações eleitorais;
e) Certidão de nascimento ou casamento;
f) Comprovante de residência;
g) Laudo médico, homologado pela Comissão da UEMA, no caso de candidato classificado em vaga reservada à pessoa com deficiência, encaminhado pela DOCV/UEMA à CEG/PROG/UEMA;
h) Autodeclaração étnico-racial no caso de candidato classificado em vagas destinadas a negro, de cor preta, conforme classificação adotada pelo IBGE/2010 ou à indígena, encaminhada pela DOCV/UEMA à CEG/PROG/UEMA.
A UEMA ofereceu 3.899 vagas em 21 campi distribuídos em diversas regiões do Maranhão. Mais de 42.400 candidatos concorreram ao PAES 2016 e as provas foram aplicadas nas cidades de São Luís, Pedreiras, São João dos Patos, Caxias, Timon, Barra do Corda, Imperatriz, Grajaú, Codó, Bacabal, Lago da Pedra, Pinheiro, Balsas, Zé Doca, Coelho Neto, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra, Açailândia, Colinas e Coroatá.
No primeiro dia, eles responderam a 60 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo questões por área de conhecimento. No segundo dia, os participantes tiveram que responder a 12 perguntas analítico-discursivas, com conteúdos programáticos de dois componentes curriculares que integram o Ensino Médio, específico por curso, além da confecção de uma redação.
Inscritos no curso de Arquitetura e Urbanismo também passaram pelos Testes de Habilidades Específicas (THE) no dia 20 de setembro, em São Luís (MA). O resultado foi liberado no dia 29 seguinte.
Foi registrado 8.406 candidatos faltosos às provas no primeiro dia. Destes, 4.820 foram em São Luís e 3.586 nas demais cidades do Maranhão. Nesta edição, 30.013 candidatos de escolas públicas inscreveram-se no PAES, totalizando 70,69% de inscritos. No geral, 70,13% dos classificados no vestibular da UEMA são oriundos do ensino público. Cerca de 19 mil vestibulandos foram beneficiados com a isenção da taxa do vestibular.
Do total de vagas oferecidas, 10% foram reservadas para negros e indígenas oriundos de escolas públicas, e outros 5% para portadores de necessidades especiais. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (98) 3245-1102/2756 ou pelo Edital.