A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) publicou neste sábado, 24 de janeiro, o resultado do Vestibular Estadual 2015. O certame ofertou quase 6 mil postos. Medicina foi o curso mais concorrido, com 92 candidatos por vaga.
Os candidatos devem fazer a pré-matrícula da classificação das 10h às 16h dos dias 27 e 29 deste mês: aprovados com iniciais de A a F no primeiro dia; G a N no segundo e O e Z no último. Confira os endereços das unidades acadêmicas e a lista de documentos exigidos.
Seleção
Os exames discursivos foram aplicados em 30 de novembro. Candidatos fizeram questões de Língua Portuguesa Instrumental e duas disciplinas específicas, de acordo com a opção de curso. Eles também produziram uma Redação. Cada prova valeu 20 pontos, totalizando 80 pontos. As provas e as respostas esperadas foram liberadas no mesmo dia e as notas saíram em 17 de dezembro.
Participaram do certame os concorrentes que obtiveram aprovação em pelo menos um dos Exames de Qualificação realizados pela universidade nos dias 08 de junho e 14 de setembro. Nessa primeira fase, eles fizeram questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Oportunidades
Do total de postos (5.971), 5.701 foram disponibilizados para a UERJ, 220 para os cursos de graduação do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e 50 para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Na UERJ e na Uezo, 45% das vagas foram reservadas para o Sistema de Cotas, sendo 20% para autodeclarados negros ou indígenas, 20% para oriundos da rede pública e 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Para mais detalhes, confira o Manual do Candidato.