O Ministério da Educação (MEC) deu início nesta segunda-feira, 8 de junho, o período de inscrições para a segunda edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do sistema até a próxima quarta-feira (10).
No ato da inscrição, os candidatos devem indicar até duas opções de instituição, local de oferta, curso e turno, por ordem de preferência e modalidade de concorrência. Somente podem participar do SiSU os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e não tiraram nota zero na redação.
Quem fizer o cadastro pode concorrer a mais de 55 mil vagas em cursos superiores ministrados em 72 instituições públicas. Do total de oportunidades, 1.167 são para a carreira de medicina. Saiba mais
Consulte as vagas oferecidas no SiSU 2015/2
De acordo com o cronograma do SiSU, a primeira chamada está prevista para sair em 15 de junho com matrículas para os dias 19, 22 e 23 seguintes.
As instituições participantes deverão lançar a ocupação das vagas no SiSU, referente à chamada regular, no período de 19 a 26 de junho. Candidatos interessados em participar da lista de espera deverão manifestar interesse pela vaga entre 15 e 26 do mesmo mês, também exclusivamente pela internet.
SiSU 2015/1
Na primeira edição deste ano do SiSU, foram ofertadas 205.514 vagas em128 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. De acordo com o MEC, o programa registrou quase 5,5 milhões de inscrições. Ao todo, mais de 2,7 milhões de estudantes se candidataram nas oportunidades.
O SiSU 2015/1 teve um crescimento de 9%, se comparado a outra edição do mesmo período, registrando o aumento de mais de 200 mil em números totais. Já o número de vagas ofertadas subiu em 20% no período de um ano.