Candidatos travestis ou transexuais já podem requerer o uso do nome social para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para solicitações foi aberto nesta quarta-feira, 1º de junho, e segue até 8 de junho.
Clique aqui para fazer a solicitação
Com este pedido, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não como consta no documento de identidade. Além de preencher o formulário disponível na internet, os candidatos devem enviar foto e documento de identificação para formalizar o pedido.
Esta possibilidade foi aberta na edição do Enem de 2014, quando 102 pessoas se cadastraram. No ano de 2015 o número de solicitações subiu para 278. Além do tratamento pelo nome que escolheram, os candidatos têm assegurado o direito de usar o banheiro de acordo com o gênero com qual se identificam.
Enem 2016
Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), mais de 8,6 milhões de inscritos tiveram os pedidos de participação confirmados para o exame. O número total de inscrições é de 9.276.328, no entanto quase 630 mil não foram homologadas.
O Enem 2016 está marcado para os dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, as provas serão das 13h30 às 18h30, com questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo dia, as provas serão aplicadas entre as 13h30 e as 19h, contendo uma Redação e questões de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos. Os horários previstos serão conforme a hora oficial de Brasília.
Outras informações no Edital de Enem 2016 o pela Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800 616161.
Com informações da Agência Brasil