A Universidade Estadual de Maringá (UEM) em reunião com o seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), aprovou a adesão da instituição ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para ingresso no ano letivo de 2022 como forma de ampliação de acesso nos cursos.
Com isso, haverá alterações no vestibular, o qual passa a ser realizado em apenas um dia.
A adesão pelo SiSU ao ingresso no ano letivo de 2022 será por todos os cursos de graduação, exceto os que exigem prova de habilidade específica, como é o caso do curso de Música, e se deu para que o quantitativo de vagas ociosas na UEM fosse ocupado.
O Coordenador do Conselho Acadêmico da UEM deverá estabelecer o número mínimo de 10% do total de vagas dos cursos, as quais serão descontadas das vagas do sistema universal.
Mudanças vestibular
Devido a pandemia da Covid-19, a Comissão do Vestibular Unificado (CVU) propôs modificações e readequações ao Vestibular
Além da alteração da prova de dois para um dia, com duração de até cinco horas no período da tarde, as provas também terão alteração no que diz respeito ao número de questões, para adequação ao tempo.
Houve também a inclusão do conteúdo de Educação Física na prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular e do Processo de Avaliação Seriada (PAS).
Outra alteração foi quanto a forma de solicitar recursos quanto ao gabarito provisório, já que o candidato poderá fazer por meio do Menu do Candidato, dentro do prazo de 24 horas a partir da divulgação.
O candidato também poderá propor o recurso do Reexame de Redação apenas no formato on-line via Menu do Candidato no prazo de 48 horas para que os candidatos interponham recurso em relação à nota da Redação.
A UEM deverá cumprir as normas de Biossegurança de combate a Covid-19, utilizando o dobro de salas para aplicação das provas. Ainda não foram definidas as datas do vestibular e do PAS, mas a Universidade deverá informar em breve.
Mais detalhes podem ser obtidos neste site.