A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, divulgou na tarde da última terça-feira, dia 26 de outubro, a suspensão de todas as atividades previstas no calendário acadêmico da instituição. Isso inclui as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS), do Vestibular para Educação a Distância (EaD) e do Vestibular de Verão 2016. A decisão foi tomada por causa da greve na instituição que começou no último dia 14.
Segundo as informações do site da UEM, caso a greve termine até dia 3 de novembro, as provas do PAS e do Vestibular EaD ficam mantidas no dia 27 de novembro. Com relação ao Vestibular de Verão, marcado para os dias 11, 12 e 13 de dezembro, o prazo para a greve terminar e a data ser mantida é dia 11 de novembro.
Sobre o ano letivo de 2016, as atividades serão mantidas apenas para alguns períodos dos cursos de Medicina e Odontologia. Os demais devem seguir até fevereiro de 2017.
Os vestibulares
Mais de 15,7 mil estudantes se inscreveram para as 2.944 vagas oferecidas pelo Vestibular de Verão 2016 da UEM. O curso de Medicina é o mais disputado, com 199,8 candidatos inscritos para cada uma das 16 vagas oferecidas.
Já para a terceira etapa do PAS foram registradas 4.350 inscrições para as 741 vagas oferecidas, sendo o curso de Medicina o preferido também nesta modalidade, com 48,2 candidatos por vaga. Veja outras informações da concorrência.
Os candidatos inscritos no PAS serão submetidos a provas constituídas por conteúdos estudados durante o Ensino Médio, de acordo com cada etapa em que o estudante estiver inscrito, sendo divididas entre Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira e Redação. Os participantes da 3ª etapa terão também as perguntas de Conhecimentos Específicos.
As provas do Vestibular seguem o mesmo padrão, abordando questões de disciplinas estudadas durante o Ensino Médio. Em alguns casos haverá ainda Testes de Habilidades Específicas (THE).
Para outras informações acesse o site da UEM ou os Editais dos Processos Seletivos.