A Universidade do Estado do Maranhão (UEMA) deu início nesta segunda-feira, 15 de julho, as inscrições do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2020. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 09 de agosto e a taxa custa R$ 85.
Os candidatos que se inscreverem no Sistema Especial de Reserva de Vagas de cotas da UEMA deverão enviar a documentação comprobatória até o dia 14 de agosto. A relação dos documentos exigidos pode ser visualizada neste Edital.
Isenção
A UEMA recebeu pedidos de isenção da taxa do PAES de estudantes de escolas públicas do Maranhão que tenham feito os dois últimos anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública, servidores da instituição e seus dependentes; pessoas com renda máxima de dois salários-mínimos.
O resultado dos pedidos de isenção foi divulgado pela UEMA no fim da semana passada e pode ser visto neste link.
Cronograma
O PAES terá início com os testes de Música, com a aplucação do Teste de Habilidades Específicos (THE) no dia 15 de setembro. Os classificados serão conhecidos no dia 23 do mesmo mês.
Já a primeira fase geral está marcada para o dia 20 de outubro, das 13h às 18h, sendo formada por 60 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas.
Os convocados para a segunda etapa serão conhecidos no dia 09 de novembro e passarão pelas provas em 24 de novembro, das 13h às 18h. Na ocasião, deverão responder a 12 perguntas discursivas e uma redação.
Resultado
O resultado está previsto de ser divulgado em 17 de janeiro de 2020. O cronograma de matrículas e das demais chamadas não foi disponibilizado ainda pela UEMA.
Estão sendo oferecidas 4.030 vagas para os municípios de São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá e São Bento.
Também serão preenchidas 910 vagas na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).
Mais informações no Edital.