Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UEPA destinará 30% das vagas para alunos de escolas públicas nos certames de 2015

UEPA destinará 30% das vagas para alunos de escolas públicas nos certames de 2015

A medida é inédita na instituição e representa a implantação de cotas sociais na Universidade.

Publicado por Érica Caetano
03/07/2014 12h17 , atualizado em 03/07/2014 12h20

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) divulgou na última quarta-feira, 02 de julho, que destinará 30% de suas vagas nos certames de 2015 para alunos oriundos de escolas públicas, desde que eles estejam matriculados ou tenham cursado, sejam elas municipais, estaduais ou federais, situadas no estado do Pará.

A medida também inclui aqueles que cursam ou cursaram o Ensino Médio na rede privada, por meio de bolsa de estudos. A decisão foi aprovada pelos integrantes do Conselho Universitário (Consun) da instituição, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem.

A medida é inédita na instituição e representa a implantação de cotas sociais na Universidade. Também vem sendo estudada a adesão de novas modalidade de seleção. Dentre elas está o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Estes dois itens estarão em pauta nas próximas reuniões a serem realizadas pelo Conselho.

Processo Seletivos

A UEPA atualmente, utiliza como forma de ingresso o Programa de Ingresso Seriado (Prise) e o Processo Seletivo (Prosel). O primeiro destina-se aqueles estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio, com a realização de uma prova por ano durante os três anos e séries que formam o Ensino Médio, como um processo seletivo seriado. Já para participar do Prosel, os inscritos devem ter concluído todo o Ensino Médio e fazer estas três etapas somente em um único ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a Universidade, até o dia 31 deste mês será divulgada as normas e os procedimentos para inscrições nos Processos Seletivos 2015, entre outros detalhes referentes a cursos ofertados, número de vagas e turnos disponíveis. Os testes já estão agendados para os dias 16 e 17 de novembro e 07 de dezembro, das 08h às 13h, em ambos os dias.

Na primeira etapa, os candidatos terão cinco horas para responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia. A segunda etapa será composta por 60 questões objetivas, valendo um ponto cada, relacionadas ao conteúdo ministrado no segundo ano do Ensino Médio e ainda a Língua Estrangeira. Outros detalhes podem ser obtidos através do site da instituição.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.