A Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio do seu Conselho Universitário, decidiu no último dia 17 que irá aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como seu processo seletivo a partir de 2016. No entanto, a Universidade assegura que serão cumpridas integralmente as etapas do Programa de Ingresso Seriado (Prise) já iniciadas nos últimos anos e, inclusive, a atual, cuja primeira prova, realizada em 16 de novembro.
O Prise e o Processo Seletivo (Prosel) são os atuais modelos utilizados para a seleção de candidatos a uma vaga na instituição. Agora, com o Enem, os novos critérios de seleção e distribuição de vagas serão definidos por edital elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação da UEPA no próximo ano.
Para o reitor da instituição e autor da proposta, Juarez Quaresma, a adesão ao Enem só trará benefícios aos novos estudantes da UEPA. Dentre eles, está em aumentar o acesso dos alunos do estado do Pará às próprias vagas da Universidade.
Este ano, o Enem recebeu 465 mil inscrições de estudantes no Pará. Juarez Quaresma também ressalta que a adesão da UEPA beneficiará, em especial, os estudantes oriundos de escola pública, já que o maior número de inscrições no Prise refere-se a estes alunos.
Outros benefícios são as possibilidades de os alunos concorrerem agora a vagas pelos editais nacionais e internacionais das instituições que aderem ao Enem e ainda a vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e bolsas integrais ou parciais do Programa de Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (FIES) e Programa Ciências Sem Fronteiras. Outros detalhes podem ser conferidos no site da UEPA.