Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UERJ 2017: confira dicas para se dar bem na redação

UERJ 2017: confira dicas para se dar bem na redação

Candidatos farão prova no dia 11 de dezembro, no Rio de Janeiro

Publicado por Silvia Tancredi
06/12/2016 19h00 , atualizado em 07/12/2016 14h30

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) aplica no dia 11 de dezembro, às 9h, o Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017. Entre as provas, está a de redação, a qual é diferente da maioria dos processos seletivos. 

A produção textual da UERJ é ligada à prova de Língua Portuguesa Instrumental. Primeiro, os vestibulandos têm que responder cinco questões discursivas, cujas perguntas possuem relação direta com o tema da redação. Em seguida, eles devem produzir um texto argumentativo-dissertativo que tenha de 20 a 30 linhas, no qual é necessário se posicionar sobre o assunto apresentado.

Veja a redação da UERJ 2016

Com a intenção de ajudar os vestibulandos da UERJ a se dar bem na redação, o Super Vestibular conversou com os professores de redação Diogo Comba e Poliana Motta, do Rio de Janeiro. Eles apresentam dicas e sugestões para atingir a nota desejada. Veja abaixo:

Temas

De acordo com Poliana, nos três últimos anos a redação da UERJ apresenta temáticas de necessidade/importância de algum assunto frente à sociedade, o que destoa da ideia do Enem. Diogo concorda: “a estadual do Rio não costuma colocar em pauta questões que estejam sendo debatidas pela mídia. Assim, ganham espaço discussões como: o ato de escrever, a indústria do entretenimento e as relações amorosas em tempos de redes sociais e aplicativos”, exemplifica. 

Outros temas que podem parecer na produção textual, segundo a professora de redação, são a relação entre o indivíduo e a beleza nos dias atuais e a necessidade da compreensão dos laços humanos e a modernidade líquida. Ela aconselha os candidatos a tentarem pensar objetivamente, ainda que o tema seja subjetivo como alguns dos exemplos citados anteriormente.

Como começar

Alguns estudantes costumam ter dificuldades para iniciar o texto. Como no caso da UERJ é cobrada uma dissertação, Poliana recomenda que a argumentação já seja iniciada na introdução, por meio da tese, opinião, ponto de vista decidido acerca da temática. “É necessário que o vestibulando se posicione claramente sobre o que irá dissertar, independente do tema” alerta ela. 

Desenvolvimento 

A professora explica que é interessante escrever três parágrafos no desenvolvimento da redação. “A função desses parágrafos é de desenvolver as ideias apresentadas na introdução de forma bem clara e objetiva e, de preferência, seguindo a sequência das ideias apresentadas no parágrafo inicial. Portanto, procure comprovar todas as afirmações que apresentar e não torne seu texto expositivo em nenhum momento”, recomenda. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conclusão

Diogo comenta que, diferentemente do Enem, a universidade do Rio não exige uma proposta de intervenção. Mesmo assim, o professor acredita que ela pode ser elaborada. “Mas é válido também pesquisar outros modelos para o parágrafo de conclusão, como reafirmar a tese, expor de que modo a sociedade brasileira se identifica com a questão ou tecer uma perspectiva para o futuro otimista para o tema em pauta”, diz ele. 

Avaliação

A redação do vestibular 2017 da UERJ vale 10 pontos e é avaliada de acordo com os seguintes critérios: gramática, coesão, coerência, argumentação e tema. O professor ressalta que, no caso da coesão, por exemplo, o aluno deve atentar ao uso amplo e variado de elos coesivos ao longo do texto e evitar ao máximo a repetição de palavras e de cognatos.

Para se dar bem na redação, Diogo também acredita que vale buscar embasamento em acontecimentos históricos e pensadores diversos. Ele reforça ainda que o candidato deve ter atenção a casos problemáticos de colocação pronominal, concordância, regência e crase, flexão verbal e pontuação.

.......................

Dicas para Nota 10
 
A professora Poliana separou sete dicas para que os candidatos do Vestibular 2017 da UERJ tirem nota máxima na prova. "Com calma e paciência, a nota 10 deixa de ser mito e passa a ser realidade", diz ela. Veja abaixo as dicas:

1 – Faça um planejamento antes de começar a escrever o texto, escolhendo, antecipadamente, seus argumentos e informações. Assim, a escrita fluirá com maior facilidade;

2 -Tenha letra legível, margeamento e parágrafos regulares, para que o corretor veja sua preocupação quanto à forma, ou seja, a aparência de seu texto;

3 - Evite desvios gramaticais ao máximo, assim como palavras repetidas e períodos muito longos;

4 – Não poupe esforços em usar argumentação no texto; afinal, ela é sua melhor aliada.

5 -  Atente-se à tipologia determinada pela banca (em 2006, por exemplo, a UERJ pediu que fosse feita uma carta-argumentativa);

6 - Não esqueça do título criativo na primeira linha;

7 - Releia sempre seu texto, na tentativa de localizar algum desvio ou incoerência. 

Veja também

Unioeste (PR) publica ensalamento do Vestibular 2021
Instituição também divulgou concorrência do processo seletivo. Medicina é o curso mais procurado.

Mackenzie solta resultado do Vestibular 2021/2 de Campinas
Inscritos no processo seletivo usaram notas do Enem ou fizeram provas on-line

PUC-SP prorroga inscrições para Vestibular de Inverno 2021 via Enem
Estão sendo ofertadas 360 vagas. Serão aceitas as edições do Enem de 2017 a 2020. 

Univesp libera gabaritos do Vestibular 2021
Candidatos fizeram provas ontem (20) e no dia 13 de junho. Resultado deve sair no dia 22 de julho.

São Paulo: Etecs divulgam concorrência do Vestibulinho 2021/2
Cursos das áreas de saúde, administração e computação são os procurados neste processo seletivo

Liberado o resultado do Vestibular e PSS 2021 da UFRR
Uma segunda chamada está prevista de sair no dia 12 de julho. 

IFCE divulga resultado preliminar do Vestibular 2021/2
Recursos contra o resultado preliminar serão recebidos nesta segunda-feira, 21 de junho. O resultado final do Vestibular está previsto de ser disponibilizado amanhã, 22 de junho.

Gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021/1 da UECE já podem ser acessados
Os 13.401 inscritos passaram pelas provas das 09h às 13h, nas cidades de Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá e Tauá.  Recursos contra as provas serão aceitos até hoje.

UNIFAP divulga resultado do seu Vestibular 2021 via Enem
O processo seletivo foi por meio de análise das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aceitas as edições de 2019 e 2020.

Provas do Vestibular 2021/2 de Medicina da São Camilo (SP) são aplicadas
Candidatos concorrem a 90 vagas. Resultado sairá no dia 19 de julho.

IFMG encerra inscrições do Vestibular 2021/2
Pedidos de isenção de taxa de inscrição já foram recebidos e o resultado está disponível.

UENP aplica provas do Vestibular 2021
As provas acontecem nas cidades de Bandeirantes, Cornélio Procópío e Jacarezinho, no Paraná.