A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) realiza neste domingo, 09 de junho, a partir das 9h, as provas do seu 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2014. A expectativa é que mais de 80 mil candidatos participem do processo seletivo.
Com duração de quatro horas, a prova será constituída por 60 questões objetivas das áreas de conhecimento em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Os inscritos deverão se apresentar aos locais de provas com, no mínimo, uma hora de antecedência, munidos de documento de identificação original, Cartão de Confirmação de Inscrição e caneta esferográfica de corpo transparente com tinta preta ou azul.
Será eliminado do Vestibular o candidato que utilizar, durante as provas, instrumentos de cálculo, qualquer meio de obtenção de informações e materiais como calculadora, computador, rádio, telefone, tablet, smartphone, receptor, livros e anotações. Não é permitido portar armas de fogo, relógio digital e boné.
Participantes que se ausentarem da sala com o material de prova também serão penalizados. A saída do candidato só será liberada depois de decorridos 30 minutos do início das provas. O estudante deve acertar pelo menos 40% da prova para ser aprovado no processo seletivo.
Vestibular
Anualmente, a UERJ realiza duas edições do exame de qualificação, sendo uma em junho e outra em setembro. O candidato pode participar tanto do primeiro exame, quanto do segundo, sendo que ele ainda tem a opção de participar dos dois. Neste caso, apenas o melhor desempenho é considerado no resultado final do Vestibular.
Para participar do Exame Discursivo, segunda fase do processo seletivo, o candidato deverá ser aprovado em qualquer um dos exames de qualificação. A escolha da instituição e do curso é feita nesta segunda etapa. Já o 2º exame de qualificação está previsto para 08 de setembro.
Além da UERJ, o Vestibular Estadual seleciona candidatos para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Mais informações no Manual do Candidato.