A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) recebe a partir de hoje, 02 de março, os pedidos de isenção da taxa de inscrição do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2017. Estudantes que concluíram ou estejam concluindo o último ano do ensino médio com renda bruta média mensal familiar menor ou igual a R$ 1.320 podem solicitar o benefício até sexta-feira, dia 04.
Computadores serão disponibilizados para estudantes sem acesso à internet das 10h às 17h, no Laboratório de Informática, localizado no Pavilhão João Lyra Filho, no térreo do campus Maracanã. Candidatos oriundos de cursos pré-vestibulares populares, comunitários ou similares de verão utilizar o código de acesso fornecido por seus cursos de origem, no ato da inscrição.
O requerimento de isenção e a documentação comprobatória, listada neste documento, devem ser postados em qualquer agência dos Correios, até o dia 07, na modalidade carta registrada, para o endereço: Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DSEA/UERJ, Rua São Francisco Xavier, nº 524, 1º andar, bloco F, sala 114, Maracanã, Rio de Janeiro, CEP 20550-013.
A divulgação do resultado do processo de isenção está prevista para 29 de março. As inscrições para o 1º Exame de Qualificação serão recebidas entre os dias 21 de março e 18 de abril, com provas em 12 de junho. Já para o 2º Exame de Qualificação, os pedidos de isenção de taxa poderão ser feitos de 15 a 17 de junho, com inscrições para as provas de 13 de julho a 08 de agosto e os testes propriamente ditos em 11 de setembro.
O período de inscrição do Exame Discursivo ainda não foi divulgado, mas as provas acontecem em 04 de dezembro. Para esta etapa, os candidatos precisam ter obtido o mínimo de 40% da pontuação necessária em pelo menos um dos Exames de Qualificação.
O Vestibular Estadual oferta oportunidades em cursos da UERJ, do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e do curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/CBMERJ). Outras informações estão disponíveis no Edital de Isenção.