A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) encerra nesta quarta-feira, 15 de janeiro, a aplicação das provas de habilidades específicas, correspondente à segunda fase do Vestibular 2014. A seleção, que está sendo realizada desde segunda-feira, dia 13, no Campus Pampulha, é exclusiva para os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro.
Ao todo, 1.369 estudantes foram convocados para disputar as 421 vagas disponíveis. Hoje, será realizado o exame de Prática de Música e terá continuidade as provas de Atuação (4 minutos), Audição Didática Coletiva (2h30), Habilidade Corporal de Dança (2h30) e Solo de Dança (2h30). Na segunda-feira, os candidatos foram condicionados, ainda, as provas de Teoria e Percepção Musical e Percepção Visual. O índice de abstenção foi de 33,7% no primeiro dia e 28% no segundo.
Os portões de acesso aos locais de provas serão fechados às 9 horas, impreterivelmente. É recomendável que os participantes se apresentem com, pelo menos, uma hora de antecedência munidos de documento de identidade e comprovante definitivo de inscrição. Não será permitido o porte de relógio, telefone celular, pendrive, fone de ouvido, calculadora, alarme de carro, boné, chapéu e similares.
Para a prova de Percepção Visual, os candidatos deverão levar, ainda, borracha, caneta esferográfica de escrita fina e cor preta, cola, lápis preto 2B nas cores vermelho, azul e amarelo e tesoura de ponta arredondada. Adereços, figurinos e objetos cênicos para as provas de Atuação e Solo de Dança são de responsabilidade do vestibulando.
Como os cursos não são contemplados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a primeira fase da seleção correspondeu ao desempenho obtido pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Das vagas disponibilizadas, 119 serão preenchidas por cotistas. Outras 4.674 foram ofertadas por meio do SiSU. Detalhes no Edital.