UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFPA solta listão de aprovados do Vestibular 2019

UFPA solta listão de aprovados do Vestibular 2019

Nesta edição, foram oferecidas 7.347 vagas em 179 opções de cursos de graduação. 

Publicado por Érica Caetano
29/01/2019 10h49 , atualizado em 01/02/2019 12h29

A Universidade Federal do Pará (UFPA) soltou na manhã desta terça-feira, 29 de janeiro, o resultado do seu Processo Seletivo (PS) 2019, cujo critério de seleção foi o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Confira o listão de aprovados:

Lista de aprovados UFPA PS 2019

Os nomes dos candidatos aprovados no Vestibular 2019 da UFPA também foram lidos ao vivo na rádio e canal do YouTube da universidade.

Agora, os selecionados deverão realizar matrículas a partir desta sexta-feira, 1º, para a entrega dos documentos exigidos no curso em que foram classificados. O dia, o horário e o local da habilitação de cada candidato variam de acordo com o curso e o campus escolhidos, e podem ser verificados neste Edital.

Vestibular UFPA 2019

A UFPA ofereceu neste vestibular 7.347 vagas em 179 opções de cursos de graduação. Todos os candidatos tiveram que fazer as provas do Enem 2018, nos dias 4 e 11 de novembro, e os inscritos nos cursos de Música e Dança também tiveram que passar por provas de habilidades específicas, no dia 16 de dezembro, em Belém. 

No vestibular da UFPA, candidatos que concluíram o Ensino Médio integralmente em escolas sediadas em estados da Região Norte ganham um acréscimo de 10% na média final do Enem.

Audiência conciliação

O desembargador Federal Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, acatou o recurso da UFPA e suspendeu a liminar que impedia a divulgação do Resultado do PS 2019. Em sua decisão, o magistrado afirma a legalidade do Edital e autoriza a Universidade a publicar o resultado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tudo teve início com uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que vetava a a divulgação do listão de aprovados do PS, alegando que o fracionamento de vagas usado pela UFPA poderia prejudicar os candidatos.

Com o novo fracionamento de vagas feito pela UFPA, cada estudante teria que escolher por uma das turmas disponíveis durante a inscrição. Segundo o MP, a medida faria com que que estudantes fossem excluídos apenas por terem escolhido uma turma mais concorrida; enquanto na segunda turma, outros seriam aprovados com notas inferiores.

SISU

Em 2019, a UFPA não ofereceu vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Antes, 20% das vagas eram preenchidas por esse sistema. O restante, por processo seletivo.

Segundo a universidade, a decisão foi tomada pelas dificuldades que resultavam em percentual considerável de vagas não preenchidas por meio daquele processo de seleção nacional.

“O número de vagas não preenchidas pelo SiSU se tornou cada vez maior. Apenas em 2018, 36% das vagas não foram preenchidas. Os candidatos se inscreviam no PS e no SiSU e, aprovados em ambos, tinham de desistir de uma das vagas”, afirma. 

A Universidade esclarece que a decisão de não aderir ao SiSU em 2019 é restrita a este ano e que a Instituição ainda vai analisar se retornará ou não ao sistema em 2020.

Mais detalhes podem ser conferidos neste Edital. 

Veja também

Encceja 2025: reaplicação de provas pode ser solicitada até sexta (8)
Mais de 700 mil se inscreveram para provas do Encceja 2025
Edital do Vestibular 2026 da UnB é divulgado: confira datas, vagas e regras
Provas do Vestibular 2026 da UnB acontecerão nos dias 22 e 23 de novembro
Fies 2025.2: MEC começa convocação de aprovados na lista de espera
Foram ofertadas 74,5 mil vagas em financiamentos no Fies 2025.2 por meio das notas do Enem
UECE 2026: período de isenção de taxa encerra hoje (6)
São ofertadas 2.880 vagas em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.
Tema de redação para o Enem 2025: corrija texto sobre polarização política
Envie e receba a correção gratuita sobre o tema de polarização política pelo Corrige Aqui
Lei Magnitsky: especialista explica o que é e quais são as punições da medida
Lei Magnitsky foi aplicada pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF)
UFU 2025.2: resultado do vestibular está disponível
Candidatos que participaram da 1ª e 2ª fase concorrem a mais de 1,6 mil vagas em cursos de graduação.
Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) 2025: mais de 100 mil estudantes fazem provas a partir desta terça (5)
Estudantes medalhistas da OBG 2025 poderão entrar no ensino superior por meio de vestibulares específicos para vagas olímpicas
Obmep 2025: saiba quando é a 2ª fase da competição de conhecimento
Os resultados da 1ª fase foram divulgados no dia 1º de agosto. Participantes classificados podem realizar a segunda etapa da olimpíada.
Conheça como é o 1º curso superior de Inteligência Artificial (IA) do Brasil; inscrição para vestibular da UFG está aberta
Estudantes compartilham como é na prática o curso de IA. Alunos do primeiro semestre já estão empregados com solução tecnológica no mercado.
Inscrição aberta para Provão Paulista 2025
O processo seletivo seriado pode ser utilizado por estudantes da rede pública para ingresso em universidades públicas do Estado de São Paulo.
Unicentro (PR) abre inscrição para Vestibular 2026
São ofertadas mais de 1.100 vagas em cursos de graduação para ingresso em 2026.