A Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou no início da tarde de hoje, 03 de abril, por meio do seu perfil oficial no twitter, que a instituição aprovou a adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em substituição ao vestibular tradicional. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira, durante reunião do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE).
Apesar da aprovação, o vestibular realizado no meio do ano para os cursos de engenharia e os testes de habilidades específicas para Música continuam sendo realizados pela Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (Covest). A UFPE era a única universidade federal da Região Nordeste que ainda não tinha aderido ao Sistema. Até o processo seletivo de 2014, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) eram utilizadas apenas na primeira fase.
No último vestibular, foram oferecidas 6.607 vagas em 97 cursos, sendo 1.710 reservadas para o Sistema de Cotas. Apenas 55 vagas para os cursos de Oceanografia e Estatística foram preenchidas pelo Sisu, com reserva mínima de 25% para cotistas. Outras informações serão divulgadas em breve pelo Super Vestibular.