A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que candidatos interessados em ingressar no curso de Medicina do Campus Recife e que cursaram todo o Ensino Médio em Pernambuco e moram no estado terão bônus de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A UFPE aprovou uma resolução que fixa critérios de inclusão regional para estimular o acesso aos estudantes que residem e que tenham estudado em escolas regulares e presenciais no Estado.
O sistema de bônus já era utilizado pela Universidade para todos os cursos dos campi de Vitória de Santo Antão e Caruaru. Por conta do curso de Medicina do Campus Recife ter apresentado um percentual médio de ocupação das vagas acima de 49% por estudantes de outros estados, o que levou à necessidade de estender o bônus de inclusão regional também para essa graduação.
O sistema será mantido também para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso na UFPE e funcionará assim: para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata Pernambucana e do Agreste Pernambucano e que residam nessas regiões;
Já para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco e que nele residam.
Vale lembrar que o bônus não é cumulativo e que os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto do argumento de inclusão regional, previsto na resolução, quanto da política de reserva de vagas definida na Lei de Cotas deverão optar, no ato da inscrição, por uma dessas duas ações afirmativas.
Mais informações podem ser obtidas no site da UFPE.