A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta sexta-feira, 23 de abril, que foi aprovado o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e notas de processos seletivos anteriores para preenchimento de vagas do primeiro semestre que seriam oferecidas pelo Vestibular 2021.
O Vestibular 2021 será realizado, se possível, somente para ingresso no segundo semestre letivo de 2021. E que para isso ocorra, as condições sanitárias devem estar favoráveis para a aplicação de provas presenciais e um edital deve ser publicado com cinco meses de antecedência.
Como funcionará?
Aqueles que tenham feito qualquer edição do Vestibular da UFRGS entre os anos de 2017 e 2020 terão suas notas consultadas através dos respectivos números de seus CPF. A UFRGS informou que haverá um novo cálculo da pontuação para que nenhum vestibulando seja prejudicado.
Para os candidatos que participaram de qualquer edição do Enem de 2017 a 2020 será feita a média de 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação.
O edital com as novas datas do ingresso para o primeiro semestre ainda não foi disponibilizado pela Universidade. Haverá, posteriormente, o regulamento da seleção excepcional.
Provas
A UFRGS espera aplicar as provas do Vestibular para o preenchimento de vagas do segundo semestre para que quem não fez nenhum processo seletivo anterior ou não participou do Enem tenha a oportunidade de ingressar na universidade.
Contudo, vai depender se a situação estará favorável para a aplicação de provas presenciais. Se não, será utilizado também o desempenho do Enem e de outras edições do Vestibular.
O curso de Música terá a prova de habilidades específicas realizadas de forma virtual. Também haverá possibilidade da utilização das notas dos vestibulares de 2017 a 2020.
A univerisdade também informou que cursos com ingresso em apenas um semestre letivo poderão ter suas vagas redistribuídas para os dois semestres, adequando assim a oferta aos novos formatos de ingresso.
Mais detalhes podem ser obtidos no site da UFRGS.