Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFS recebe inscrições para cursos de Letras e Música de participantes do Enem 2015

UFS recebe inscrições para cursos de Letras e Música de participantes do Enem 2015

Podem se inscrever no certame apenas candidatos que se inscreveram no Enem 2015

Publicado por Érica Caetano
01/10/2015 09h23 , atualizado em 01/10/2015 09h28

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) dá início nesta quinta-feira, 1º de outubro, as inscrições do Processo Seletivo 2016 para o preenchimento de vagas nos cursos de Música e Letras – Libras. As inscrições serão recebidas até às 17h do dia 08 de outubro (horário de Brasília), exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 10. 

As oportunidades são destinadas a alunos que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio ou equivalente e que tenham realizado inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. 

Inscreva-se agora - UFS Música

Inscreva-se agora - UFS Letras-Libras

O candidato que não dispuser de equipamento próprio para efetuar a sua inscrição pela internet, poderá utilizar os equipamentos disponibilizados na Divisão de Concurso Vestibular  da UFS, situada na Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Av. Marechal Rondon s/n, Jardim Rosa Elze, São Cristóvão – SE, das 08h às 11h e das 14h às 17h, exceto sábado, domingo e feriado.

No ato da inscrição é necessário informar os números do RG, do CPF e de inscrição no Enem. O pagamento da taxa de inscrição será recebido entre os dias 01 e 09 de outubro, em qualquer agência do Banco do Brasil.

Isenção de taxa

Pedidos de isenção de taxa de inscrição foram recebidos entre os dias 14 e 18 de setembro de candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, que cursaram o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Mesmo com a gratuidade concedida é necessário se inscrever no certame dentro do prazo estabelecido.

Entre os dias 26 e 30 de outubro será disponibilizado o acesso ao Cartão de Identificação, onde consta os locais de prova do certame. O candidato deverá imprimir o documento e colar uma foto 3x4 recente, preferencialmente com a data do ano de 2014 ou 2015, no local indicado. O documento deverá ser entregue ao fiscal de sala no dia dos testes.

Provas

As provas serão aplicadas no mês de novembro. Os inscritos no curso de Letras passarão por uma prova no dia 08 de novembro, das 09h às 12h. Ela será constituída por 20 perguntas que abordarão questões de leitura e interpretação de texto, além da confecção de uma redação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já os concorrentes ao curso de Música, fazem prova teórica-prática também no dia 08, das 09h às 12h. Estes testes serão constituídos por dez questões objetivas de múltipla escolha de percepção musical, na qual o candidato deverá identificar notas, melodias e acordes que serão executados no momento da prova, e 20 vinte questões objetivas de múltipla escolha de teoria musical.

Entre os dias 09 e 11 de novembro, das 09h às 12h e das 14h às 18h, eles deverão ainda realizar a prova prática, que terá caráter eliminatório e será constituída por uma prova de solfejo, na qual o candidato deverá cantar a melodia de uma partitura sorteada, demonstrando habilidade na leitura das notas musicais, ritmo e afinação; e uma prova de execução musical, na qual o candidato deverá tocar em qualquer instrumento ou cantar, uma obra musical de livre escolha para demonstrar a capacidade de se expressar musicalmente. Para esta é necessário levar o próprio instrumento.

Classificação

O gabarito das provas será divulgado através do endereço eletrônico www.ccv.ufs.br no máximo 24 horas após o seu encerramento. Recursos ao gabarito das provas só serão aceitos até 48 horas após a sua divulgação, neste mesmo link acima.

A classificação dos candidatos de Música será feita, observando a ordem decrescente das médias obtidas a partir das notas das provas do Enem 2015. Já a classificação dos candidatos de Letras-Libra será feita, observando a prioridade para os candidatos surdos ou com deficiência auditiva e a ordem decrescente das médias obtidas a partir das notas das provas do Processo Seletivo.

São ofertadas 50 vagas para o curso de Música, com habilitação em Educação Musical, no turno noturno. Para o curso de Letras-Libras (licenciatura) a oferta é de 30 vagas para o turno matutino. Ambas graduações são ofertadas no campus de São Cristóvão e o ingresso é para o 1º semestre de 2016. A data de divulgação do resultado e de matrículas ainda não foi divulgada. Outros detalhes podem ser obtidos no Edital de Letras ou no Edital de Música.

Veja também

UFU encerra pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2024/2 nesta quinta (28)
Candidatos devem comprovar com documentação para solicitar o benefício da isenção no Vestibular 2024/2
Resultado da lista de espera do Fies 2024 será divulgado a partir de hoje (28)
Prazo de divulgação da lista de espera do Fies 2024 pelas instituições segue até o dia 30 de abril
UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs
URCA abre inscrições do PSU 2024/2
Processo seletivo abre mais de mil vagas para diferentes campi da URCA
Geometria para o Enem, confira dicas de estudo e fórmulas mais relevantes
Geometria pode parecer complicado para algumas pessoas. Mas, com essas dicas, tudo fica mais fácil, confira!
Aniversário de Porto Alegre: capital do Rio Grande do Sul completa 252 anos
Veja histórias sobre a capital que completa 252 anos, hoje (26), a cidade de Porto Alegre.
Complementação de informações do Fies 2024 é prorrogada até amanhã (27)
O resultado foi publicado pelo MEC no último dia 22
Ceará: UECE abre inscrição para mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2024/2
Interessados poderão se inscrever para o Vestibular 2024/2 da UECE até 8 de abril pela internet