Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFSM acata decisão da justiça e mantém Vestibular para ingresso em 2015

UFSM acata decisão da justiça e mantém Vestibular para ingresso em 2015

Programa Enem/SiSU pode ser implantado, integralmente, em 2015. Aproveitamento das notas do Enem foi mantido.

Publicado por Wanja Borges
19/07/2014 11h40 , atualizado em 19/07/2014 11h53

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) publicou nesta sexta-feira, 18 de julho, uma nota oficial comunicando que seu Vestibular 2014 será mantido. A instituição havia anunciado no dia 22 de maio a decisão de extinguir seu processo seletivo tradicional e aderir, integralmente, ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como única forma de ingresso, contudo, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul determinou a manutenção da seleção. 

Confira a nota oficial

Segundo o documento, “entende-se adequado, no atual contexto, cumprir a decisão judicial de manter o próximo certame vestibular na modalidade de processo seletivo único e seriado no final do ano em curso, como forma de reestabelecer a tranquilidade e a segurança aos professores, estudantes e respectivos familiares, quebradas por decorrência da interferência externa da referida ação judicial e seus desdobramentos”.

A utilização do percentual de 20% da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a composição da nota final do vestibular foi mantida. Além disso, a instituição reforçou que o programa do Enem/SiSU será implantado, integralmente, em 2015, e que a proposta do edital do próximo Vestibular será apreciada em breve pelo seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entenda o caso
A medida foi parar na Justiça Federal após ser protocolada por várias entidades empresariais e estudantis da cidade. Também foi questionada pelo Ministério Público Federal (MPF) a maneira como foi realizada a mudança no sistema de ingresso pelo Cepe da instituição, já que o anúncio da utilização do SiSU foi feito um dia antes do fim das inscrições do Enem 2014. A Universidade interpôs com três recursos questionando a decisão, mas todos foram negados.

O Vestibular 2014 da UFSM já estava agendado para os dias 12, 13 e 14 de dezembro, mas foi automaticamente cancelado quando a Universidade anunciou que iria aderir ao SiSU. A instituição na época divulgou ainda, que os testes de habilidades específicas, que antecipavam o processo seletivo, devem ser realizados no mês de janeiro, a partir de agora. Outra novidade anunciada foi que a instituição passaria a destinar 50% de suas vagas ao Sistema de Cotas. Na última seleção, o percentual foi de 34%. 

Veja também

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.

UFT solta resultado do Vestibular EaD 2022/2
Para a classificação do candidato, foram atribuídos pesos às disciplinas, de acordo com o curso para o qual o candidato se inscreveu.

Idomed recebe inscrições de Vestibular via Enem para bolsas em Medicina
Candidatos poderão concorrer a 19 bolsas integrais para Medicina em diferentes regiões brasileiras por meio de notas do Enem.

Bahiana publica aprovados no Vestibular 2022/2 de Medicina
Candidatos convocados deverão se matricular pela internet entre os dias 4 e 6 de julho.

IFSuldeMinas divulga resultado do Vestibular 2022/2
A seleção dos candidatos foi feita por meio do uso da nota obtida no Enem, em qualquer edição do exame de 2014 a 2021, e também pela prova regular.

Inscrições abertas para o Cursinho FEAUSP 2022
Iniciativa capacita participantes para vestibulares como a Fuvest. Interessados podem se inscrever até 20 de julho.

IFMG divulga resultado do seu Vestibular 2022/2
O Vestibular de Inverno 2022 do IFMG ofereceu 110 vagas para cursos de graduação.

FGV recebe inscrições do Vestibular Unificado 2023
Pedidos de isenção de taxa podem ser feitas até o dia 17 de outubro, de estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede particular.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da PUC Rio é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar as matrículas deverão até o dia 30 de junho.

Inscrições do SiSU 2022/2 já estão abertas
O prazo encerra na próxima sexta-feira, 1º de julho. O MEC já informou a quantidade de vagas e de cursos que são oferecidos nesta edição. São 65.932 vagas confirmadas.

Prazo para se inscrever no PSI 2022 da UFAM chega ao fim nesta terça-feira (28)
Os candidatos ao PSI 2022 da UFAM vão passar pelas provas nos dias 07 e 08 de agosto.

IFSP recebe inscrições para Vestibular 2022/2 com as notas do Enem
Estudantes que fizeram o Enem entre 2017 e 2021 podem concorrer a 880 vagas em cursos superiores.