A Universidade Federal do Tocantins (UFT) dá início neste domingo, 14 de julho, às inscrições para seu Processo Seletivo 2013/2. Os interessados têm até o dia 5 de agosto para se inscreverem, exclusivamente pelo site da instituição.
No ato da inscrição, o candidato deverá informar se deseja ou não concorrer às vagas reservadas ao Sistema de Cotas e indicar a cidade de preferência para realização das provas. Os inscritos para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Medicina participarão do processo seletivo obrigatoriamente em Palmas.
A taxa de inscrição é de R$ 100 para o curso de Arquitetura e Urbanismo e R$ 95 para os demais. A lista dos candidatos contemplados com a isenção foi liberada em 1º de julho e pode ser conferida aqui. Candidatos indígenas deverão encaminhar cópia autenticada da declaração emitida pela FUNAI e do documento de identidade mais comprovante de inscrição até 6 de agosto para a COPESE.
No total, 1.575 vagas estão sendo oferecidas em 23 cursos de graduação, sendo 196 para o processo seletivo via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 83 para o Sistema de Cotas para etnia indígena e 336 para o Sistema de Cotas.
Provas
Os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo serão condicionados aos testes de habilidades específicas no dia 14 de setembro. Os demais participam das provas de Conhecimentos Gerais no dia seguinte, nos dois turnos, nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Pela manhã, eles responderão 32 questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática e produzirão uma Redação. À tarde, serão aplicadas as provas de Física, Química, Biologia, História e Geografia, constituídas por 40 perguntas. A divulgação do resultado final está prevista para 22 de outubro, com matrículas para os dias 23, 24 e 25 seguintes. Mais informações no Edital.